Catedral de Notre-Dame de Paris poderá ser reaberta em 2024

Segundo o reitor da Catedral de Notre Dame, Dom Partick Chauvet, a construção pode durar mais 20 anos e ter um custo de mais de um bilhão de euros, com recursos de 150 países.

Segundo o site Gaudium Press (22/04/2021), dois anos depois do incêndio que assolou a Catedral de Notre-Dame de Paris, as causas do fogo ainda não foram confirmadas, apesar dos investigadores acreditarem em duas hipóteses predominantes: um curto-circuito eléctrico ou uma bituca de cigarro mal apagada.

O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu que a restauração da catedral, um dos monumentos mais importantes da França, seria concluída no ano de 2024. Para Michel Picaud, presidente da instituição de caridade Amigos de Notre-Dame de Paris, esta é uma questão delicada, pois a inauguração pode realmente ocorrer no ano previsto, entretanto, é possível que Notre-Dame esteja acessível, mas ainda sem telhado.

Reconstrução da Catedral de Notre-Dame passo-a-passo

A primeira fase no processo de reconstrução do telhado e das torres da Catedral de Notre-Dame foi a fixação, que durou do verão de 2019 até novembro de 2020, com a montagem de andaimes ao redor da catedral para restaurar a torre, enquanto o material impermeável foi instalado nas abóbadas, os gárgulas foram cobertos, os contrafortes foram reforçados.

Por conta da pandemia de Covid-19, a obra teve um intervalo de três meses, assim que os trabalhos foram retomados, houve a retirada de 300 toneladas de andaimes queimados ao redor do pináculo. Esta operação durou de junho a dezembro de 2020.

Construção de réplica da torre da Catedral de Notre-Dame de Paris

Todas as madeiras queimadas foram removidas, entretanto, ainda há um buraco no teto da igreja. Uma réplica da torre da catedral, tal como foi inicialmente desenhada pelo arquiteto Viollet-le-Duc, já está sendo construída.

Para isso, está sendo utilizada madeira proveniente de mais de mil carvalhos doados pelas florestas públicas e privadas da França, que atualmente estão sendo cortados para serem armazenados por um período entre 12 e 18 meses. Mantendo um baixo nível de umidade, de forma que fique pronto para ser trabalhado e montado para a construção da estrutura do telhado.

Restauração bilionária poderá durar mais de vinte anos

Embora haja quem queira transformar Notre-Dame de Paris em um museu, a Catedral continua sendo um lugar sagrado. A Santa Sé recordou para a UNESCO que ali é um local de culto e assim deve ser tratado.

Segundo o reitor da Catedral de Notre Dame, Dom Partick Chauvet, a construção pode durar mais 20 anos e ter um custo de mais de um bilhão de euros, com recursos de 150 países. Com o objetivo de coletar doações, a Associação Amigos de Notre Dame criaram um site (restorenotredame.org) que permite que as pessoas doem, adotando peças de arte ou artefatos que foram danificados. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/catedral-de-notre-dame-de-paris-podera-ser-reaberta-em-2024/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.