Carmelitas confeccionam manto especial pelos 300 anos para imagem da Virgem Aparecida

Segundo o ACI (25/09/2017), durante a festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, a imagem da Padroeira do Brasil usará um manto especial por ocasião dos 300 anos de seu encontro no rio Paraíba do Sul, confeccionado pelas religiosas do Carmelo de Santa Teresinha.

As irmãs do Carmelo de Aparecida entregaram na sexta-feira, 22 de setembro, dois mantos ao prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Padre Eduardo Ribeiro, após uma celebração no Carmelo, momento em que rezaram a oração jubilar dos 300 anos.

De acordo com o portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, três religiosas trabalharam durante 30 dias no bordado do manto, que faz referências aos pescadores que encontraram a imagem da Virgem e à pesca milagrosa de 1717.

“A concepção começou em 2015, quando estávamos fazendo os mantos das festividades daquele ano, então em comecei a pensar que precisava conter os pescadores, a rede, os peixes, o rio, para fazer memória do encontro da imagem”, contou ao site Irmã Teresa Margarida do Coração de Jesus.

A carmelita contou ainda que, para fazer o bordado, inspirou-se em uma canção de Nossa Senhora, cuja letra diz “nas curvas de um M, no rio brasileiro, Maria aparece à luz do Cruzeiro”.

Assim, procurou colocar a letra ‘M’ de Maria, que no bordado simboliza o rio e as curvas onde foi encontrada a imagem e para representar o cruzeiro, foram colocadas as estrelas.

Para as religiosas, é motivo de alegria poder colaborar todos os anos na festa da Padroeira com a confecção dos mantos. “É um pouquinho de nós, do nosso trabalho que a gente oferta para Nossa Senhora”, completou Ir. Teresa.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/carmelitas-confeccionam-manto-especial-pelos-300-anos-para-imagem-da-virgem-aparecida-12898/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.