Cáritas Italiana preocupada com o destino dos cristãos no Afeganistão

A Agência trabalha no Afeganistão desde os anos 90 e provavelmente terá que suspender as atividades.

Segundo o site Gaudium Press (16/08/2021), atualmente o mundo volta seus olhos para o Afeganistão, de onde milhares de pessoas estão fugindo após o rápido avanço do Talibã, que conquistou ontem a capital, Cabul. Agora, a Agência Cáritas Italiana, que trabalha no país oriental desde os anos 90, está preocupada com o destino dos cristãos daquela capital.

Ontem essa organização declarou que teme pela segurança dos cristãos em Cabul, e que poderia suspender suas atividades devido à instabilidade reinante.

A Cáritas italiana afirmou que sua atenção se dirige aos mais vulneráveis.

“Mas a instabilidade da situação levará à suspensão de todas as atividades”, informou a organização em um comunicado ontem, acrescentando que “aumentam os temores sobre a possibilidade de manter uma presença mesmo no futuro, bem como pela segurança dos poucos afegãos de fé cristã”.

Os clérigos devem partir

A agência de caridade também afirmou que os poucos sacerdotes católicos e religiosos presentes no país não têm escolha a não ser sair.

A presença católica no país é muito pequena, entre outras razões porque a conversão ao cristianismo pode ser condenada com a morte. Estima-se que existam apenas 200 católicos. Há apenas uma igreja católica, localizada na embaixada italiana em Cabul.

Segundo a Cáritas, “após uma guerra de vinte anos, de custos humanos incalculáveis e bilhões de euros em gastos, a retirada das forças armadas dos EUA está deixando o país em um abismo trágico”. Afirmou também que está avaliando a situação dos refugiados afegãos na fronteira com o Paquistão.

Com informações National Catholic Register

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/caritas-italiana-preocupada-com-o-destino-dos-cristaos-no-afeganistao/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.