Cardeal O´Malley: Esta é ocasião para que a Igreja entenda a gravidade do tema dos abusos

Segundo o ACI, na coletiva de imprensa desta sexta-feira, 22 de fevereiro, no contexto do Encontro sobre a Proteção de Menores na Igreja, o Arcebispo de Boston e presidente da Comissão de Proteção de Menores, Cardeal Sean Patrick O’Malley, assinalou que “a liderança da igreja deve começar por assumir a importância e a gravidade do abuso, que pode danificar para sempre a vida de uma pessoa”.

O Cardeal, que manifestou a sua satisfação pelo modo como estão se desenvolvendo os trabalhos centrados nas vítimas, defendeu que a Igreja deve “buscar a maneira de enfrentar a proteção dos menores e enfrentar os crimes, os sofrimentos, a traição cometidos a tantas pessoas vulneráveis, a tantas crianças”.

Observou que é importante que os bispos se reúnam com as vítimas para lhes dar respostas. “A Igreja, ao enfrentar este problema, está ajudando toda a sociedade em seu conjunto, mas devemos começar colocando ordem em nossa casa”, afirmou.

Para isso, enfatizou a importância da colegialidade dentro da Igreja e da colaboração com a autoridade civil.

Por sua parte, o Arcebispo de Malta e Secretário Adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Charles J. Scicluna, também destacou a colegialidade como uma das chaves para este encontro. “Nossa missão não é apenas sermos administradores de nossa comunidade local, mas também devemos servir a Igreja Universal como Bispos”, indicou.

“A sinodalidade é muito importante, a prestação de contas é um caminho de peregrinação da Igreja, e é importante que isso se desenvolva em nossa experiência de vida. Somos responsáveis ​​perante as pessoas e precisamos exercer nossa missão na proteção dos menores no contexto de um caminho e dos fiéis”. “Precisamos trabalhar juntos porque estamos todos na mesma peregrinação”, destacou.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/cardeal-omalley-esta-e-ocasiao-para-que-a-igreja-entenda-a-gravidade-do-tema-dos-abusos-55850

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.