Cardeal húngaro nega ter se rebelado contra restrição à missa tradicional

Segundo o ACI (20/07/2021), uma declaração atribuída ao arcebispo de Budapeste e primaz da Hungria, Cardeal Péter Erdö, que circula nas redes sociais contra a restrição do papa Francisco à missa tradicional é falsa. Um comunicado da arquidiocese divulgado na segunda-feira, 19 de julho, diz: “O Cardeal Erdö não emitiu nenhuma declaração sobre o assunto. A arquidiocese agirá de acordo com as indicações específicas estabelecidas no documento papal. Portanto, consideramos a suposta declaração acima como uma notícia falsa e uma tentativa mal-intencionada de semear a confusão entre os fiéis”.

No início da segunda-feira, 19 de julho, um falso “decretum” do cardeal começou a circular nas mídias sociais. “O primaz da Hungria tem autonomia por uma carta de privilégio outorgada pela Sé Apostólica em 1347, que jamais foi revogada. Esta carta afirma que o primaz é livre para decidir sobre assuntos litúrgicos dentro do território de toda a Hungria e sobre todos os húngaros. O motu proprio de 16 de julho de 2021 não menciona nenhuma limitação do privilégio acima mencionado. Isto me dá o direito, de acordo com as normas gerais do Código de Direito Canônico, de regular a questão da ‘forma extraordinária’ da Santa Missa, a meu próprio critério. Com este presente decreto declaro que, em virtude do privilégio outorgado ao meu ofício, continuarei regulamentando a celebração da liturgia tridentina com base na prática que tem sido usada, que é a mesma prevista no motu proprio Summorum pontificum”, diz o texto falso.

A mensagem desmentida pela arquidiocese teve origem na rede social Reddit e foi retuitada massivamente.

Eduard Habsburg, embaixador da Hungria junto à Santa Sé e que é próximo ao Cardeal Erdö, fez um tweet com um esclarecimento: “O texto que circula na internet escrito pelo ‘Cardeal Erdö’ sobre um ‘privilégio litúrgico de 1347’ é 100% falso! Não acreditem em textos que se originam na Reddit!”

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/cardeal-hungaro-nega-ter-se-rebelado-contra-restricao-a-missa-tradicional-96816

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.