Cardeal espanhol diz que liberdade religiosa “está sendo atacada”

Segundo o ACI (28/09/2021), o arcebispo de Valência, Espanha, cardeal Antonio Cañizares, disse que, “quando a liberdade religiosa e de consciência não é respeitada adequadamente, não há democracia. Certa legislação pretende limitar a objeção de consciência e ninguém protesta. E a Espanha está sendo atacada em suas raízes mais básicas, em seu direito humano fundamental prévio e anterior a qualquer sistema democrático”.

O arcebispo de Valência fez essas declarações durante a apresentação do último Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo elaborado pela Pontifícia Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

No encontro, o cardeal pediu uma harmonização entre a liberdade de expressão e religiosa segundo a doutrina social da Igreja e disse que “é preciso reconhecer a liberdade religiosa como base e fundamento dos direitos fundamentais e invioláveis. Tem de haver uma unidade que organize a nossa sociedade democrática em prol do bem comum e do bem das pessoas”.

“Acontece às vezes que essa preponderância da expressão sobre a liberdade religiosa se converte em ataques contra o cristianismo, a Igreja, seus representantes. É possível expressar-se impunemente, mas, que espaço fica para a defesa da fé?”

O arcebispo de Valência afirmou que “defender a liberdade de expressão como um direito absoluto é origem de muitos sofrimentos. Sei que alguns não acharão o que acabo de dizer politicamente correto, mas devo dizê-lo em respeito à verdade, à razão e ao bem comum: está sendo fonte de cerceamento de direitos invioláveis, como é a liberdade religiosa. A liberdade de expressão não pode prevalecer sobre a liberdade religiosa”.

Dom Cañizares deu exemplos que mostraram que “a liberdade religiosa tem muito por avançar na Espanha” e recordou o caso “do deputado da ERC (Esquerra Republicana de Catalunya) que recentemente disse no Congresso ´quem pode acreditar que um passarinho engravidou a Virgem Maria` e a senhora presidente não lhe pediu que se retirasse. É um insulto à liberdade religiosa e ninguém pediu nenhuma explicação”.

O cardeal citou são João Paulo II, que, na sua última viagem à Espanha, disse: “não podemos encurralar a fé cristã na intimidade”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/cardeal-espanhol-diz-que-liberdade-religiosa-esta-sendo-atacada-93976

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.