Brasil possui mais templos religiosos que hospitais e escolas

Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem 580 mil estabelecimentos religiosos no país.

Segundo o site Gaudium Press (02/02/2024), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, novos dados do Censo 2022 no qual se constata que o Brasil possui mais igrejas e templos religiosos do que instituições de ensino e de saúde somadas.

580 mil estabelecimentos religiosos

Segundo o levantamento, existem 580 mil estabelecimentos religiosos no Brasil (compreendidos como igrejas, templos e sinagogas, por exemplo) de diversas religiões, diante de 264 mil instituições de ensino e 247 mil unidades de saúde, que unidos totalizam 512 estabelecimentos.

Estados mais religiosos

Na lista é possível ver quais são os estados mais religiosos do país. O Amazonas lidera tendo em média um templo religioso para cada 68 residências. Em segundo lugar está o Acre, com aproximadamente uma igreja para cada 69 domicílios. O Amapá figura como terceiro colocado, apresentando uma instituição religiosa para cada 79 casas.

Região menos religiosa

De modo geral, a Região Norte do Brasil figura como a que possui mais igrejas e templos religiosos em comparação ao número de domicílios. Essa região do país apresenta 459 espaços religiosos para cada 100 mil habitantes, totalizando 79.650 igrejas de diversas religiões. Já a Região Sul do Brasil possui a menor proporção de estabelecimentos religiosos, com 226 por 100 mil habitantes. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/brasil-possui-mais-templos-religiosos-que-hospitais-e-escolas/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.