Bispos italianos esperam celebrar a Páscoa com a participação presencial de fiéis

“Qualquer pessoas que esteja sofrendo ou se sinta desamparada pode encontrar um refúgio seguro na Igreja”, afirmou o Cardeal Gualtiero Bassetti.

Segundo o Gaudium Press (02/03/2021), os Bispos italianos esperam poder presidir as celebrações de Páscoa com a participação presencial de fiéis, foi o que indicou o presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Gualtiero Bassetti em entrevista ao jornal ‘Il Messaggero’.

A Igreja segue presente na sociedade

Citando o acordo assinado no governo de Giuseppe Conte, ex-primeiro ministro da Itália, no qual são descritas as regras para o culto, o purpurado ressaltou que segundo o que havia sido estabelecido poderiam ser organizadas celebrações com a participação física de fiéis e não online como no ano passado.

O Cardeal Bassetti frisou ainda que, “apesar de todos os discursos sobre a secularização, a Igreja segue presente na sociedade. Está presente em povos e cidades, nas periferias e centros históricos, nas escolas e no mundo do trabalho. Mas, sobretudo, a Igreja está presente na alma de muitas mulheres e homens deste esplêndido país. E esta presença é sentida especialmente em momentos de crise”.

A Igreja sempre esteve presente em momentos de crise

Entretanto, o presidente da CEI reconhece que esta percepção nem sempre se converte “em um testemunho de Fé, mas é somente um sentimento do coração”, por isto continua presente a “preocupação pastoral por muitos que já não participam da Eucaristia dominical”.

Ao tratar da crise social e econômica causada pela pandemia de Covid-19, o purpurado assegurou que “a Igreja sempre esteve presente em momentos de crise” e acrescentou que as duas colunas que animam seu trabalho são a caridade e a responsabilidade. “Qualquer pessoas que esteja sofrendo ou se sinta desamparada pode encontrar um refúgio seguro na Igreja”, concluiu. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/bispos-italianos-esperam-celebrar-a-pascoa-com-a-participacao-presencial-de-fieis/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.