Bispos do Rio de Janeiro clamam à solidariedade com atingidos pelas chuvas

Diante das chuvas que deixaram mortos e desabrigados no Rio de Janeiro, bispos das dioceses locais exortaram a população à solidariedade com os atingidos.

No último fim de semana, fortes chuvas caíram sobre cidades do estado do Rio de Janeiro, causando alagamentos e desabamentos. Até o momento, cinco pessoas morreram e, segundo a Defesa Civil do estado, há cerca de 5 mil desabrigados/desalojados.

Em nota publicada pela Diocese de Nova Iguaçu, que engloba diversas cidades da Baixada Fluminense, o bispo diocesano, Dom Gilson Andrade da Silva, assinalou que “desde o domingo, 1º de março, estamos acompanhando, através da nossa presença nas diversas paróquias da Diocese, a situação crítica em que se encontram algumas regiões, em consequência das chuvas do fim de semana”.

“Quero manifestar a solidariedade da Igreja Católica aos que estão sofrendo neste momento e dizer que as paróquias das áreas atingidas estão mobilizadas para encaminhar os necessitados de ajuda, contando com a solidariedade dos irmãos, e apoiando o poder público nas ações em favor dos que precisam”, afirmou.

O Prelado também convidou a que “esta situação difícil nos ajude a viver com intensidade o espírito fraterno da Quaresma”.

“Ao vermos a situação de calamidade que nos cerca, não fiquemos indiferentes, façamos o que podemos para abrir-nos à verdadeira compaixão que nos leva a cuidar da carne de Cristo que sofre na vida de tantos irmãos e irmãs e a pensar em ações futuras que minimizem os atuais dramas”, completou.

Por sua vez, a Arquidiocese do Rio de Janeiro publicou em suas redes sociais informações sobre como a população pode colaborar com doações para os atingidos pelas chuvas, os quais necessitam de roupas, alimentos, agasalhos, produtos de higiene, águia mineral e colchonete.

“Todas as paróquias da Arquidiocese do Rio estão abertas para receber doações”, afirma.

Além disso, segundo a Arquidiocese, é possível colaborar por meio de doações pela conta bancária, em nome da Cáritas Emergências (CNPJ: 34.267.971/001-14): Bradesc; Ag: 814-1; CC: 48500-4.

Já a Diocese de Itaguaí informou que, “devido às consequências dos danos causados pela chuva que caiu torrencialmente nesses últimos dias sobre Itaguaí e região, a Catedral de São Francisco Xavier e a Capela de São José Operário estão à disposição para acolher os desabrigados”.

“Precisa-se urgente de voluntários e doações de água, alimentos e roupas. A cada um que puder ajudar, nossa prece de gratidão e da parte de Deus, a graça da Salvação”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/bispos-do-rio-de-janeiro-clamam-a-solidariedade-com-atingidos-pelas-chuvas-97237

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.