Bispos consagram Igreja Católica em Portugal ao Sagrado Coração de Jesus

De acordo com site ACI Digital, no último domingo, 20 de outubro, os bispos de Portugal consagraram a Igreja Católica no país ao Sagrado Coração de Jesus, no Santuário de Fátima, após a Missa de encerramento do Ano Missionário.

Ao final da celebração e diante do monumento ao Sagrado Coração de Jesus, no centro do recinto do Santuário de Fátima, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Cardeal Manuel Clemente, e 37 bispos portugueses presentes expressaram: “Coração de Jesus, videira de que somos os ramos, neste lugar em que formos recordados de que os corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz das nossas súplicas, a Igreja em Portugal a ti se consagra”.

Disseram ainda: “Coração de Jesus, Filho amado do Pai, a Igreja em Portugal Te Louva: damos-Te graças pela tua presença na história que continua a desafiar-nos ao compromisso com o Reino”.

“Que, pela oração e pela caridade, aprendamos de Ti a compaixão e a misericórdia e, atentos aos sinais dos tempos, encontremos hoje caminhos renovados de esperança para a nossa humanidade”, completaram os Prelados.

A Missa no Santuário de Fátima assinalou o encerramento do Ano Missionário em Portugal e também os 175 anos de presença do Apostolado da Oração no país.

Segundo informa a Agência Ecclesia, do episcopado português, em sua homilia, Dom Clemente destacou que o Apostolado da Oração teria sido “o movimento que mais se espalhou” pelas paróquias portuguesas, “garantindo a vida da fé em tempos particularmente difíceis para a própria sobrevivência das comunidades cristãs”.

“Ligando oração e apostolado, relançou a Igreja e a missão. Assim o quis recentemente o Papa Francisco, retomando-o como Rede Mundial de Oração do Papa. E os mesmos frutos reaparecerão decerto”, acrescentou.

O também Patriarca de Lisboa lembrou ainda a importância da oração para a missão, ressaltando que “não vai uma sem a outra, antes se enriquecem mutuamente”.

“A fé confirma-se na missão e a missão confirma a fé”, disse.

“E relembremos sempre que Jesus ligou a quantidade e qualidade dos operários da sua messe à nossa oração nesse sentido. Concluamos assim, pela positiva: mais oração, mais missão”, concluiu.

 

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/bispos-consagram-igreja-catolica-em-portugal-ao-sagrado-coracao-de-jesus-13774

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.