Bispo respondeu a abusos litúrgicos ocorridos na Semana Santa

Segundo o ACI Digital (06/04/2018), diante da repercussão de vários vídeos nas redes sociais mostrando abusos litúrgicos ocorridos nas celebrações da Semana Santa, o Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, lamentou estes fatos e apontou quais são as suas causas.

Em uma publicação em sua página no Facebook, o Prelado indicou que “o número de papagaiadas, trejeitos, invenciones, bizarrices filmados e mostrados nas redes sociais por ocasião da Semana Santa” é fruto “de duas desgraças: a ignorância do que seja a Liturgia e a ideia de criatividade no âmbito da vida litúrgica da Igreja”.

Nos últimos dias, começaram a circular na internet diversos vídeos mostrando abusos litúrgicos como o ostensório com o Santíssimo sendo conduzido por um drone, luzes piscando durante o ‘Glória’, entre outros.

Em sua publicação intitulada “Um lamento…”, Dom Henrique Soares explicou que “a ignorância de uma consistente teologia da Liturgia, tal qual a Igreja crê e guardou na sua grande Tradição e a Sacrosanctum Concilium apresentou, leva a todo tipo de extrapolação, de comportamentos simplórios e aberrantes, estranhos ao espírito da Liturgia”.

Por outro lado, indicou, “a maldita categoria de ‘criatividade’, aplicada à Liturgia, abre as portas para todo tipo de exibicionismo, esquisitismo, subjetivismo, leviandade e até mesmo profanação dos Santos Mistérios de Cristo”.

“Na Liturgia não há lugar para a criatividade! Liturgia é fidelidade! Ponto e basta!”, expressou o Bispo de Palmares, ao lamentar que “a Liturgia da Igreja agoniza… E, com ela, a vida mesma, a identidade mesma da Igreja agonizam”.

Além disso, Dom Henrique afirmou que, diante dessa realidade, “as assembleias, na santa ignorância, conduzidas por pastores infiéis ou simplesmente ignorantes e incompetentes, aplaudem… E a fé católica vai degenerando-se”.

“Até quando?”, questionou-se o Prelado, concluindo: “Tenho medo de que, daqui a pouco, os católicos orientais – unidos à Sé Romana ou não – já não mais nos considerem como Igreja de Cristo”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/bispo-respondeu-a-abusos-liturgicos-ocorridos-na-semana-santa-48397/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.