Bispo chinês de 98 anos se recupera do novo coronavírus

O Bispo Emérito de Nanyang (China), Dom Joseph Zhu Baoyu, de 98 anos, é um dos pacientes mais idosos que se recuperou do novo coronavírus.

Dom Zhu foi diagnosticado, em 3 de fevereiro, com COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus. Foi tratado em um hospital de Nanyang, localizado na província de Henan, e recebeu alta em 14 de fevereiro.

Na China continental, a taxa de mortalidade por coronavírus é de 2,3%, embora chegue a cerca de 15% para aqueles com mais de 80 anos.

Do mesmo modo, o número de pessoas que morreram por causa do coronavírus subiu para 2.004 e mais de 74 mil pessoas foram infectadas na China. A Comissão de Saúde da China informou, na terça-feira, que existem 11.977 casos graves e 14.376 pessoas que foram curadas.

O novo tipo do vírus, originário da província de Hubei, pode causar febre, tosse e dificuldade respiratória e, em alguns casos, pode levar a quadros de pneumonia, insuficiência renal e uma síndrome respiratória aguda grave.

O maior número de casos informados com COVID-19 está na China continental, mas se expandiu para 26 países, com cerca de 600 casos. Até o momento, existem 5 casos de mortes em Hong Kong, França, Filipinas, Japão e Taiwan.

Segundo a autoridade de saúde da China, 80,9% das infecções por coronavírus são leves, 13,8% são graves e 4,7% são críticas.

O Vaticano doou entre 600 mil e 700 mil máscaras de proteção para ajudar a impedir a propagação do vírus.

O JInde Charities, um grupo católico reconhecido pelo governo na China, forneceu 132 milhões de dólares em ajuda para apoiar o tratamento médico, roupas de proteção, máscaras de emergência, óculos e desinfetantes.

“Como a epidemia permanece grave, o fornecimento de suprimentos médicos, como roupas de proteção e máscaras para hospitais designados, continua sendo uma das principais prioridades”, afirmou a instituição segundo um comunicado divulgado em 12 de fevereiro.

“Até o momento, toda a sociedade, incluindo a Igreja Católica na China, está lutando contra a epidemia para salvar as pessoas”, declarou.

Dom Zhu foi ordenado sacerdote em 1957 e, em 1995, foi consagrado Bispo, para depois ser nomeado Bispo Coadjutor de Nanyang. Assumiu o cargo de Bispo de Nanyang em 2002 e, em 2010, aposentou-se aos 89 anos. Depois, foi sucedido por seu coadjutor, Dom Peter Jin Lugang.

Dom Zhu foi Bispo da Igreja clandestina e esteve durante muitos anos na prisão e em campos de reeducação.

Após sua aposentadoria, Dom Zhu foi reconhecido pelo governo chinês, que continua considerando-o como Bispo Ordinário da Diocese de Nanyang. O governo não reconheceu a consagração do novo Bispo Jin até 2019, no entanto, considera-o um coadjutor.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

https://www.acidigital.com/noticias/bispo-chines-de-98-anos-se-recupera-do-novo-coronavirus-64188

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.