Bispo anglicano entra em plena comunhão com a Igreja Católica

Segundo o ACI Digital (06/09/2021), o reverendo Jonathan Goodall, bispo anglicano de Ebbsfleet, na Inglaterra, anunciou na sexta-feira 3 de setembro que, “depois de um longo período de oração”, renunciará a seu ministério protestante para entrar na plena comunhão com a Igreja Católica.

“Tomei a decisão de renunciar como bispo de Ebbsfleet para ser recebido na plena comunhão com a Igreja Católica Romana, só depois de um longo período de oração, que foi um dos períodos mais difíceis da minha vida”, disse em comunicado publicado em 3 de setembro, na festa de são Gregório Magno, o papa do século VI que enviou uma missão para converter a Inglaterra ao cristianismo.

“A vida na comunhão da Igreja da Inglaterra modelou e alimentou meu discipulado como cristão católico por muitas décadas. Foi aqui que recebi, pela primeira vez e durante metade da minha vida como sacerdote e bispo, a graça sacramental da vida e da fé cristãs. Sempre guardarei isso e serei grato por isso”, disse.

E continuou: “Confio em que todos vocês acreditarão que tomei minha decisão como uma forma de dizer ´sim` ao atual chamado e convite de Deus, e não de dizer ´não` ao que conheci e experimentei na Igreja da Inglaterra, com a qual tenho uma profunda dívida”.

Atualmente com 60 anos, Goodall foi bispo de Ebbsfleet desde 2013, atuando como visitante episcopal provincial e apoiando as congregações da Igreja da Inglaterra que não reconhecem as mulheres sacerdotes e bispos. Ele foi capelão e secretário ecumênico do então arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, de 2005 a 2012.

Goodall tem fortes laços com a abadia de Westminster, a igreja real de Londresm da qual foi padre menor, capelão e sacristão entre 1992 e 1998. Desde 2004, foi sacerdote vigário da abadia de Westminster.

Um comunicado de imprensa publicado em 3 de setembro afirmou que o atual arcebispo de Canterbury, Justin Welby, aceitou a decisão de Goodall “com pesar”.

“Estou profundamente agradecido ao bispo Jonathan por seu ministério e muitos anos de fiel serviço. Oro por ele e por Sarah [sua esposa], pelo seu futuro ministério e pela orientação à qual estão sendo chamados em sua jornada contínua de serviço dedicado a Cristo”, disse Welby, líder espiritual da Comunhão Anglicana mundial, terceiro maior agrupamento cristão depois da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa.

Goodall é o segundo bispo de Ebbsfleet que busca a plena comunhão com a Igreja Católica. Em 2010, o reverendo Andrew Burnham demitiu-se após 10 anos de serviço. Foi recebido na Igreja Católica em 2011 e depois ordenado sacerdote católico, servindo no recém estabelecido Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham.

Hoje, Burnham é pároco católico de Hendred, em Oxfordshire, no centro-sul da Inglaterra.

Junto com Burnham, outros dois bispos da Igreja da Inglaterra também foram recebidos na Igreja Católica: o reverendo Keith Newton, bispo de Richborough, e o reverendo John Broadhurst, bispo de Fulham.

Em 2019, Gavin Ashenden também foi recebido no catolicismo. Ele havia sido capelão honorário da rainha e bispo da Igreja inglesa.

O reverendo Graham Leonard, bispo de Londres entre 1981 e 1991, entrou para a plena comunhão com a Igreja Católica em 1993.

No século XIX, importantes clérigos da Igreja da Inglaterra, como John Henry Newman e Henry Edward Manning, tiveram um papel destacado no renascimento da Igreja Católica na Inglaterra.

Goodall, que concluirá seu ministério na Igreja anglicana em 8 de setembro, não quis dar entrevistas. Não se sabe se ele buscará ser ordenado sacerdote católico ou se se unirá ao Ordinariato Pessoal.

“Estou profundamente grato a todos aqueles que tão generosamente apoiaram a Sarah e a mim nestes anos, especialmente aos leigos e ao clero da sede de Ebbsfleet, que foi o centro e a alegria do meu ministério e devoção desde que me tornei bispo em 2013”, disse no seu comunicado.

“Foi um imenso privilégio. Espero poder servir a Igreja no futuro, de qualquer forma como eu seja chamado a fazer”, acrescentou.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/bispo-anglicano-entra-em-plena-comunhao-com-a-igreja-catolica-30595

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.