Bíblia medieval de ouro maciço é encontrada por enfermeira britânica

De acordo com especialistas, o objeto encontrado provavelmente é do século XV e pode ter pertencido a algum parente do rei Ricardo III.

Segundo o site Gaudium Press (09/11/2021), a enfermeira britânica Buffy Bailey encontrou uma Bíblia de ouro em miniatura com séculos de idade durante suas férias em uma fazenda perto de York, na Inglaterra. A profissional de saúde estava vasculhando o local com um detector de metais.

Bíblia com 1,5 centímetros e cerca de 5 gramas

Ao passar próximo a uma trilha, o detector de metais emitiu um forte sinal indicando que ali havia algo. A enfermeira então cavou por volta de quinze centímetros do solo e encontrou a pequena e preciosa bíblia de ouro maciço.

A peça encontrada possui 1,5 centímetros de comprimento, pesa cerca de 5 gramas e é feita de ouro de 22 ou 24 quilates. De acordo com especialistas, o objeto encontrado provavelmente é do século XV e pode ter pertencido a algum parente do rei Ricardo III.

Objeto encontrado é semelhante a Jóia de Middleham

Estudiosos comparam a Bíblia encontrada com a Jóia de Middleham, que é um pingente de ouro encontrado nos anos 90 perto do Castelo de Middleham, a casa de Ricardo III, que fica a 40 milhas de distância. Ambos artefatos foram feitos pelo mesmo ourives e oferecidos a um parente do rei.

Caso a enfermeira colocasse o objeto à venda, faturaria algumas centenas de milhares de libras esterlinas. Baily explicou que inicialmente não estava convencida de que era um artefato de valor inestimável, e acreditava que era um brinco. Somente após limpar a peça é que percebeu que era algo único. O objeto foi encaminhado para um museu, onde está sendo examinado. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/biblia-medieval-de-ouro-macico-e-encontrada-por-enfermeira-britanica/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.