Beato Carlo Acutis será canonizado no Jubileu 2025, mas data ainda não foi definida

Segundo o ACI Digital (01/07/2024), um consistório ordinário público sobre algumas causas de canonização aconteceu nesta segunda-feira (1º). Embora o dia em que o beato Carlo Acutis será proclamado santo estivesse previsto para ser publicado nesse consistório, a data ainda não foi definida.

O consistório para a votação das causas de canonização é um ato que reúne o papa e os cardeais na sala Clementina do palácio Apostólico do Vaticano para aprovar as canonizações de vários beatos.

É um ato formal no qual o papa torna públicas as datas em que serão canonizados os próximos santos da Igreja.

14 novos santos em 20 de outubro

Durante o consistório, que aconteceu às 9h (hora de Roma), o papa Francisco decretou que o beato Manuel Ruiz López e sete companheiros e beatos Francesco, Mooti e Raffaele Massabki, José Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra serão canonizado no domingo, 20 de outubro de 2024.

O beato espanhol Manuel Ruiz López e sete companheiros foram mortos por ódio à fé em Damasco em 1869. José Allamano foi o padre fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata. O milagre que leva à canonização de Allamano foi a cura do indígena Sorino Yanomami em 1996 em Roraima.

Marie-Léonie Paradis é a fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Elena Guerra fundou a Congregação das Oblatas do Espírito Santo.

A Santa Sé informou que a data de canonização do futuro são Carlo Acutis, o italiano que morreu aos 15 anos e foi beatificado em 2020 em Assis, ainda não foi definida. A sua canonização ocorrerá provavelmente durante o Jubileu de 2025.

Durante o consistório de segunda-feira (1º), o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, leu um resumo sobre a vida e os milagres aprovados pela intercessão dos beatos.

Depois do acordo dos cardeais representantes da Igreja, o papa Francisco confirmou que a canonização dos beatos apresentados pode prosseguir e finalmente indicou as datas em que serão proclamados santos.

Também ocorreu a Optatio de três cardeais da Ordem dos Diáconos para a Ordem dos Presbíteros: cardeal James Michael Harvey, com a Diaconia de São Pio V em Villa Carpegna, o cardeal Lorenzo Baldisseri, com a Diaconia de Sant’Anselmo all ‘Aventino e o cardeal Gerhard Ludwig Müller, com a Diaconia de Santa Inês em Agone.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58389/beato-carlo-acutis-sera-canonizado-no-jubileu-2025-mas-data-ainda-nao-foi-definida

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.