Basílica de Histórica de Aparecida celebra seus 40 anos de tombamento

Através da decisão, a Basílica foi reconhecida como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e à cultura religiosa do povo brasileiro.

Segundo o site Gaudium Press (20/04/2022), a Basílica Histórica de Aparecida, localizada no interior de São Paulo, que abrigou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1888, completou 40 anos de seu tombamento como edifício de interesse histórico, religioso e arquitetônico.

A resolução do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) reconheceu a Basílica como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e à cultura religiosa do povo brasileiro.

Primeira Basílica do Brasil

No ano de 1908, o Vaticano concedeu à Basílica Histórica de Aparecida o título de Basílica Menor. A Igreja se tornou a primeira no Brasil a ser agraciada com o título, concedido apenas pelo Papa.

Dentre os critérios utilizados para um templo receber o título de Basílica estão o nível de importância que aquela igreja possui para a região em que ela está situada, além de outros relacionados à devoção, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.

Restauração da Basílica Histórica

Em 2004 foi iniciado um projeto de restauração da igreja, que havia recebido algumas camadas de tintas sem a devida orientação. Após o tombamento, em 1982, foi necessário realizar um cuidadoso trabalho que só foi concluído em 2015.

A Basílica Histórica de Aparecida está aberta aos peregrinos diariamente com Missas de segunda a sexta, às 18h; sábado e domingo às 9h, 15h e 18h. Ao longo da semana também é realizada a consagração a Nossa Senhora, sempre às 15h. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/basilica-de-historica-de-aparecida-celebra-seus-40-anos-de-tombamento/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.