Assunção de Nossa Senhora é encenada em catedral espanhola depois de 400 anos

Segundo o ACI Digital (15/08/2024), a catedral de Valência, Espanha, reintroduziu a apresentação do Mistério da Assunção da Virgem depois de 400 anos, como parte das festividades da basílica para celebrar a solenidade mariana de quinta-feira (15).

O padre Álvaro Almenar, cônego da catedral de Valência, oficialmente Catedral Metropolitana Basílica da Assunção de Nossa Senhora, Santa Maria, de Valência, disse ter esperança de que a retomada da peça do século XV, apresentada na terça-feira (13) à noite, ajude os católicos a entender melhor o dogma mariano da Assunção definido pelo papa Pio XII em 1950: Nossa Senhora não passou pela morte, mas foi assunta em corpo e alma ao céu no final de sua vida terrena.

“É como uma pequena catequese do que celebramos na liturgia, que visa nos ajudar a entender este mistério do trânsito da Virgem ao céu”, disse Almenar em artigo publicado pela catedral.

Até este ano, a peça era proibida na catedral. O sínodo dos Bispos de 1631 proibiu a recitação de textos poéticos e representações dramáticas nos templos.

Junto com o Grup de Mecha, associação cultural sem fins lucrativos que visa reviver e promover tradições cívicas e religiosas em Valência, Almenar organizou a encenação da Assunção de Nossa Senhora ao céu, que ocorreria dentro da catedral depois de um estudo intensivo de cinco anos sobre a peça do fim da Idade Média.

A encenação da Assunção de Nossa Senhora na catedral de Valência na terça-feira (13) é um auto sacramental, gênero de drama ligado aos rituais e tradições católicas que se desenvolveu na Espanha durante os séculos XVI e XVII.

Roberto Bermell, primeiro vice-presidente do Grup de Mecha, disse que o projeto de trazer de volta o Mistério da Assunção da Virgem à catedral também tem um significado cultural mais amplo para o povo da província da costa leste da Espanha.

“Queremos recuperar, conservar e manter as tradições culturais, cívicas e religiosas de Valência porque elas são nossas raízes e nossa identidade como povo”, disse em artigo online publicado pela catedral de Valência.

Catorze atores ligados ao Grup de Mecha interpretaram os papéis de Nossa Senhora, dos doze apóstolos e de um anjo na adaptação deste ano do drama O Mistério da Assunção da Virgem, que foi dividido em seis cenas e incluiu interlúdios musicais.

Segundo Carles Boris, diretor da peça, a apresentação do ano que vem incluirá uma composição musical completa e finalizada que lembra a herança musical da Espanha do século XV.

A reintrodução histórica do “Mistério da Assunção da Virgem” na catedral contou com a presença de milhares de espectadores na noite de terça-feira (13) para dar início às celebrações religiosas anuais da cidade que marcam a solenidade mariana.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58811/assuncao-de-nossa-senhora-e-encenada-em-catedral-espanhola-depois-de-400-anos

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.