Associação de leigos cria desafio mundial mariano para o mês de maio

Segundo o ACI Digital (30/04/2024), a associação internacional Hozana criou um desafio mundial para o mês de maio, dedicado a Nossa Senhora: “Um milhão de rosas para Maria”, isto é, um milhão de dezenas do terço através do seu aplicativo Rosario, uma iniciativa inspirada no rosário vivo da beata francesa Pauline Jaricot.

A Associação Hozana nasceu na França em 2014, com a criação do site Hozana com a intenção de ajudar a vida de oração diária dos fiéis católicos, com várias novenas e retiros espirituais.

O objetivo do Hozana é que cada dezena do terço rezada pelos usuários do aplicativo seja “uma rosa espiritual” ofertada à Maria, como “sinal de amor e confiança” em sua intercessão. O desafio não impede que as pessoas rezem “mais de uma dezena do terço cada dia”, pois “não há nada que o impeça de ofertar um buquê de rosas todos os dias” a Nossa Senhora. “Imagine a alegria de Nossa Senhora ao receber suas rosas espirituais”, disse a associação a ACI Digital.

Para cumprir esse desafio, a Associação Hozana apresenta três passos a serem cumpridos: o primeiro é fazer o download do aplicativo Rosario; o segundo é criar ou juntar-se a um grupo de cinco pessoas que reze o rosário vivo. Cada integrante receberá um dos cinco mistérios do rosário diariamente. O último passo é rezar um mistério do terço todos os dias, como uma rosa diária oferecida a Maria.

O rosário vivo criado pela beata Pauline-Marie Jaricot foi idealizado na França, em 8 de dezembro de 1826 para despertar os franceses à uma a vida de oração através da meditação e recitação dos mistérios da vida Jesus Cristo, e era divido em grupos de cinco pessoas que rezavam uma dezena ou seja um mistério do Rosário por dia.

Nessa campanha, a Hozana fará também uma oferta de milhares de rosas verdadeiras à basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no Monte do Tepeyac, na Cidade do México.

Aplicativo Rosario

O aplicativo Rosario é gratuito e foi criado pela associação internacional de leigos católicos Hozana, em 2022, inicialmente em francês. Com o desafio “Um milhão de rosas para Maria”, o aplicativo também estará disponível a partir da quarta-feira (1), “em inglês, espanhol e português”, disse a responsável pelo Hozana em português, Débora Moreira Araújo à ACI Digital.

“A história do nascimento desse aplicativo é bem bonita e interessante. A mãe do criador da Associação Hozana, Thomas Delenda teve um caso grave de COVID. Os filhos ficaram muito preocupados e decidiram fazer uma grande corrente de oração rezando o terço todos os dias pedindo pela cura da mãe. Alguns deles disseram que eles temiam não conseguir ser fiéis à oração do terço, então, como eles são cinco, eles decidiram dividir o terço assim cada um ficava responsável por um mistério e juntos eles teriam rezado todo o terço. Eles criaram um grupo de WhatsApp para se incentivar mutuamente nessa oração de intercessão. Muito naturalmente, uma vez que cada um havia rezado seu mistério, eles colocam o sinal no grupo para informar aos outros membros que aquele mistério havia sido rezado. Após um mês de intensa oração em família, a mãe do Thomas recebeu alta e eles atribuíram essa cura à oração do Terço. Assim o Thomas, criador do Hozana, teve a intuição de criar um aplicativo onde fosse possível rezar o terço em família e/ou entre amigos por uma intenção específica. E foi assim que nasceu o Rosario”, contou Araújo.

Segundo Débora Moreira, o Rosario “já é usado por mais de 80 mil pessoas” e tem “como objetivo se tornar o aplicativo de referência da oração do terço”. Nele o usuário pode encontrar grupos que rezam o rosário vivo e rezar o terço junto com seus familiares ou amigos; Terços em áudio, com diferentes vozes para recitar o rosário e várias meditações sobre os mistérios do terço.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57963/associacao-de-leigos-cria-desafio-mundial-mariano-para-o-mes-de-maio

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.