Assim será a Quarta-feira de Cinzas com o Papa Francisco em Roma

Segundo o ACI Digital (06/02/2018), o Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou os detalhes das atividades que o Papa Francisco presidirá no próximo dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, quando começa o tempo litúrgico da Quaresma.

O comunicado assinala que, “no primeiro dia da Quaresma, presidirá uma celebração em forma de ‘estações romanas’”.

Às 16h30, na Igreja de Santo Anselmo terá inicio a liturgia “estacional”, seguida por uma procissão penitencial até a Basílica de Santa Sabina.

Participarão da procissão Cardeais, Arcebispos, Bispos, monges beneditinos da Basílica de Santo Anselmo, os frades dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis.

No final da procissão, o Santo Padre presidirá a Missa na Basílica de Santa Sabina, com o rito da bênção e imposição das cinzas.

A tradição das “estações” romanas da Quaresma é realizada desde os primeiros séculos do cristianismo, quando, na Cidade Eterna, a comunidade se reunia em uma igreja menor todos os dias da Quaresma.

Então, o Pontífice fazia uma oração e começava a procissão, cantando as ladainhas dos santos até a igreja onde celebravam a Eucaristia. As orações e as leituras faziam referência aos santos e mártires relacionados aos templos visitados.

Nessas estações, a igreja de Santa Sabina, onde é a comunidade principal dos dominicanos, era a primeira etapa.

Atualmente, as estações da Quaresma são um projeto incentivado pela Academia Cultorum Martyrum, embora agora o Pontífice participe somente na Missa de Quarta-feira de Cinzas em Santa Sabina.

Segundo assinalaram em uma nota do dia 29 de janeiro, com as estações querem sublinhar “a atitude cristã de vigilância, ‘estar de guarda’, durante alguns dias especiais, participando dos mistérios divinos, fazendo jejum e penitência”.

Para esta Pontifícia Academia, é importante “promover esta tradição evidenciando o caráter penitencial, como sinal da conversão e da mudança profunda à luz do Evangelho”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/assim-sera-a-quarta-feira-de-cinzas-com-o-papa-francisco-em-roma-12225/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.