Assim é a imagem de São José que o Papa deu ao seminário de Erbil

Segundo o ACI (07/03/2021), ao concluir os eventos da manhã deste domingo, 7 de março, em sua viagem apostólica ao Iraque, o Papa Francisco fez uma pausa de algumas horas no meio do dia para descansar no seminário São Pedro em Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.

O Santo Padre agradeceu os formadores e seminaristas por sua acolhida e lhes deu uma imagem de São José feita em madeira.

Segundo um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano, a imagem responde à iconografia de São José “guardião silencioso” de Cristo.

Na imagem, São José segura o Menino nos braços, mostrando como “no seio da Sagrada Família participou do nascimento de Jesus, segurou-o nos braços, defendeu-o de quem queria matá-lo e ajudou-o a crescer, enchendo-o de afeto e ensinando-lhe os princípios religiosos”. São José, “esposo de Maria, pertencia a uma família muito especial: a Sagrada Família”.

A imagem do menino Jesus nos braços de São José também contém um simbolismo importante. Cristo está representado como o Salvador do Mundo que abençoa a humanidade. Ao mesmo tempo, São José segura na mão direita a vara que, milagrosamente, floresceu de lírios quando os sacerdotes do Templo de Jerusalém tiveram que escolher o esposo de Maria entre os solteiros da tribo de Judá.

A imagem transmite perfeitamente a humildade de São José, a sua espiritualidade profunda, a importância do seu “silêncio” e a sua atitude paternal para com Jesus. São José, como é possível ler no simbolismo desta imagem, é o “Guardião Silencioso do Redentor”.

A entrega desta imagem como um presente do Papa ao Seminário de Erbil se insere no contexto do Ano de São José convocado pelo Pontífice no dia 8 de dezembro. O Santo Padre, em mais de uma ocasião, destacou a importância dos sonhos de São José.

Para o Santo Padre, São José é “o homem dos sonhos, mas não um sonhador”. São José “tinha os pés no chão. Mas estava aberto e deixou que a palavra de Deus se revelasse, em sonho, na sua liberdade, no seu coração aberto. Compreendeu, e levou em frente aquele sonho. Sem fantasia: o sonho ‘real’, porque ele não era sonhador: era um homem concreto”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/assim-e-a-imagem-de-sao-jose-que-o-papa-deu-ao-seminario-de-erbil-70317

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.