As lições do Concílio Vaticano II

O Concílio Vaticano II, aconteceu entre os anos de 1962 a 1965, período em que os bispos do mundo inteiro se reuniram em Roma, durante várias vezes.

Este foi um momento tão importante para a Igreja, que o Papa Bento XVI certa vez ao recordar que participou como perito no Concílio, afirmou “pude ver uma Igreja viva – quase três mil Padres conciliares de todas as partes do mundo reunidos sob a orientação do Sucessor do Apóstolo Pedro – que se coloca na escola do Espírito Santo, o verdadeiro motor do Concílio”.

Leia também: Contestações ao Concílio Vaticano II

Por que João XXIII convocou o Concílio Vaticano II?

A Reforma Litúrgica depois do Concílio Vaticano II

Sobre a importância do Concílio Vaticano II

Afirmou também que o Concílio nos recorda que “a Igreja, em todos os seus componentes, tem a tarefa de transmitir a palavra de amor do Deus que salva, para que seja ouvida e acolhida a chamada divina que contêm em si nossa felicidade eterna”. E que , precisou, “um forte apelo para redescobrir a cada dia a beleza de nossa fé, a conhecê-la profundamente para uma relação mais intensa com o Senhor, a viver até o fundo nossa vocação cristã”.

Conheça neste podcast alguns dos ensinamentos deixados a nós pelo Concílio Vaticano II:

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.