“As faces do saber: ciência, filosofia, fé”

Aberta pelo Centro de Estudos Verbum a segunda edição do Projeto Universus

Roma, segunda-feira, 5 de novembro de 2012 (ZENIT) – Com uma palestra do prof. Ricardo Piñero Moral, decano de Filosofia na Universidade espanhola de Salamanca, foi aberta em 30 de outubro a segunda edição do Universus, a série de conferências interdisciplinares organizada pelo Centro de Estudos Verbum e pelo Movimento Apostólico, dedicada, este ano, à “Verdade, Horizonte dos Saberes”. A Câmara do Conselho da Província de Catanzaro estava lotada por um público de maioria jovem.

Professor de Estética Filosófica, Piñero Moral abordou o diálogo entre os saberes a partir da perspectiva da beleza e da arte, contexto primordial em que a vontade, o conhecimento e a fé são tematizados e expressos em harmonia implicativa, que promove a tomada de consciência da identidade humana.

Recordando o vínculo constitutivo que, em virtude da fé, compromete o cristão e a sua vida com a verdade, o relator sugeriu aos crentes um apostolado de inteligência cordial, para uma sinergia de mente e coração colocada ao serviço da nova evangelização. Precisamente no contexto da Nova Evangelização, o prof. Francesco Brancaccio explicou as razões e a finalidade do diálogo entre a fé e os saberes, promovido pelo Projeto Universus. De acordo com os auspícios do papa Bento XVI, este diálogo é possível, o que se constata também com a edição anterior do curso, que foi recolhida no livro “A pessoa, encruzilhada dos saberes”, apresentado na noite da abertura da segunda edição.

As perspectivas do novo ciclo do Projeto Universus foram apresentadas pelo prof. Domenico Concolino, capelão da Universidade Magna Graecia, com uma palestra sobre o “círculo do conhecimento” (caro a John Henry Newman, em sua “Ideia de Universidade”) e o “sentido inferencial”, em que os saberes se iluminam ao se correlacionarem, enriquecendo-se.

“Assim como não se toca com apenas uma corda, também a verdade é sinfônica”. E é na busca da sinfonia que o Projeto Universus facilitará o encontro dos saberes em termos de clarificação e de diálogo, mostrando, ao mesmo tempo, a conveniência e a necessidade de uma ampliação dos espaços da racionalidade.

Especialistas em cosmologia, economia, direito e neurociências serão convidados pelos teólogos do Centro de Estudos Verbum para os próximos encontros já programados, que foram concebidos de acordo com os critérios do Projeto Cultural da Igreja Italiana, em parceria com a arquidiocese de Catanzaro-Squillace, com a província de Catanzaro e com a Universidade Magna Graecia.

O próximo evento, que propõe um diálogo entre a cosmologia e a teologia, será realizado em 27 de novembro.

Mais informações: www.centrostudiverbum.it (em italiano).

Fonte: http://www.zenit.org/article-31694?l=portuguese

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.