Arquivos históricos da Custódia Franciscana na Terra Santa são digitalizados

Os primeiros documentos digitalizados estão disponíveis na biblioteca digital trilíngue ‘Bibliotheques d’Orient’ desde 2017.

Segundo o Gaudium Press (15/02/2022), a Custódia Franciscana em Jerusalém armazena em seu arquivo histórico documentos de mais de sete séculos, sendo o arquivo católico mais antigo da Terra Santa. Ali estão documentados, não apenas as vicissitudes desta instituição religiosa, mas também a presença católica em muitas regiões do Oriente Médio.

Documentos de mais de sete séculos

Durante sua história, este arquivo mudou de nome e localização por diversas vezes. Desde 1975 está alojado no Mosteiro do Salvator no Bairro Cristão da Cidade Velha de Jerusalém sob o nome de “Arquivo Histórico da Custódia da Terra Santa”.

Agora, através de uma iniciativa, partes deste arquivo histórico deverá ser digitalizado e disponibilizado na internet. De acordo com a Custódia, o arquivo histórico inclui documentos de mais de sete séculos.

Processo de digitalização será concluído em 2023

Este processo de digitalização, que está sendo realizado em colaboração com a Biblioteca Nacional Francesa (BNF) e deve ser concluído em agosto de 2023, envolve milhares de documentos de diversas bibliotecas de patrimônio e pesquisa no Oriente Médio.

Os primeiros documentos digitalizados estão disponíveis na biblioteca digital trilíngue ‘Bibliotheques d’Orient’ desde 2017. Segundo a BNF, esse material é dedicado ao intercâmbio histórico entre a Europa e o Oriente Médio, representando também um programa de solidariedade internacional que contribui para a proteção do patrimônio documental no Oriente Médio. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/arquivos-historicos-da-custodia-franciscana-na-terra-santa-sao-digitalizados/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.