Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

Segundo estatísticas do próprio Santuário de Aparecida a Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma das mais antigas e a que reúne o maior número de participantes.

Segundo o Gaudium Press (26/08/2021), a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará no próximo sábado, 28, a tradicional Romaria Anual ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que terá como tema: “Com Maria, solidários à humanidade!”.

Assim como foi em 2020, a única celebração presencial da romaria deste ano será uma Santa Missa de Ação de Graças presidida às 09h pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta e concelebrada pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e sacerdotes presentes.

“A peregrinação anual ao Santuário Nacional de Aparecida é a oportunidade de agradecer e bendizer a Deus por todos os benefícios que Ele tem concedido a nossa Igreja arquidiocesana. Como peregrinos, vamos nos dirigir confiantes à ‘Casa da Mãe’ para pedir sua proteção e intercessão. São tantas as intenções, mas seu coração materno nos dará coragem para viver o presente e a esperança por dias melhores”, afirmou o Cardeal Orani.

Capacidade reduzida e celebrações transmitidas pela internet

Por conta da pandemia de Covid-19, o Santuário de Aparecida só poderá acolher parte de sua capacidade em cada celebração, portanto, o número de fiéis será reduzido. Entretanto, a partir das 6h30 da manhã, todas as missas serão nas intenções da Arquidiocese do Rio. A Missa será transmitida ao vivo através da TV Aparecida, RedeVida de Televisão, Rádio Catedral, WebTV Redentor e demais mídias da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de evitar aglomeração, a recitação do Terço Mariano, que tradicionalmente ocorre antes da Santa Missa, na Tribuna Papa Bento XVI, e a Via-Sacra, realizada após a celebração eucarística no Morro do Cruzeiro, foram canceladas de forma presencial. Os devotos poderão acompanhar a gravação dessas duas devoções através da WebTV Redentor.

Uma das romarias mais antigas e a que reúne o maior número de participantes

Iniciada no ano de 1902 por iniciativa do Cardeal Joaquim Arcoverde, a Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida preparou os fiéis cariocas, na época, para a celebração do jubileu de ouro da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

A partir de 1931 as peregrinações foram sendo intensificadas, quando a imagem histórica de Nossa Senhora Aparecida foi até o Rio de Janeiro, na época, a capital da República, por ocasião de sua coroação como rainha e padroeira do Brasil.

Na época em que Dom Eugenio Sales era o Arcebispo do Rio de Janeiro, o prelado determinou que todos os anos, no último sábado do mês de agosto, fossem realizadas estas romarias. Tradição que é mantida até os dias atuais, reunindo por volta de 60 mil devotos na Casa da Mãe Aparecida, sendo uma das mais antigas e a que reúne o maior número de participantes, de acordo com estatísticas do próprio Santuário de Aparecida. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/arquidiocese-do-rio-de-janeiro-promove-romaria-ao-santuario-nacional-de-aparecida/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.