Arqueólogos franceses descobrem igreja do século XIII no centro de Estrasburgo

Vestígios de uma igreja do século XII foram descobertos por um grupo de arqueólogos no centro de Estrasburgo, na França

Segundo o site Gaudium Press (10/08/2022), uma igreja do século XIII foi “redescoberta” por um grupo de arqueólogos na cidade de Estrasburgo, no leste da França.

Sob o chão da rua Glacières no centro da cidade francesa, os pesquisadores encontraram elementos que permitem identificar o altar, o presbitério e a nave central de uma igreja.

Os pesquisadores da “Arqueologia Alsácia” descobriram vestígios importantes da igreja Santa Elizabete.

Uma descoberta inesperada

O grupo fazia trabalhos de prevenção em um imóvel da rua Glacières, próximo ao centro da cidade.

Durante os trabalhos eles se depararam com o pavimento e as fundações de um imóvel do século XIII.

Os arqueólogos buscavam por muralhas do século XVIII ou por umas estruturas destinadas a guarda o gelo na Idade Média, quando, por acaso, descobriram os vestígios da igreja de Santa Elisabete.

Uma igreja conhecida por textos históricos

De fato, a igreja de Santa Elisabete (Isabel) é conhecida por meio de textos, mas nunca foi localizada.

A igreja de Santa Elisabete foi construída em 1224 e pertencia a um convento dominicano da época. Ela foi destruída em 1394.

Um dos arqueólogos explicou que os elementos encontrados mostram o solo da igreja com rosáceas vermelhas e pretas, além de detalhes muito bem visíveis.

Outras descobertas

Foram também descobertas quatro sepulturas nos entornos da igreja que serão cuidadosamente estudadas.

Elementos com temas profanos foram igualmente encontrados e segundo os arqueólogos datam do final da Idade Média.

Nos próximos dois anos, antropólogos e historiadores vão estudar os elementos da arquitetura e da arte do novo achado arqueológico. (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/arqueologos-franceses-descobrem-igreja-do-seculo-xiii-no-centro-de-estrasburgo/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.