Anunciam tema da mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial da Paz 2017

PapaFrancisco_ACIPrensa_26082016Segundo o site ACI Digital, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje (26/08/2016) o tema da mensagem do Papa Francisco para o 50° Dia Mundial da Paz que se celebrará no próximo dia 1º de janeiro de 2017: “A não-violência: estilo de uma política para a Paz”.

A nota de imprensa recorda que “a violência e a paz estão na origem de dois modos opostos de construir a sociedade. A difusão dos focos de violência gera experiências sociais gravíssimas e negativas. O Santo Padre resume esta situação na expressão ‘Terceira guerra mundial em capítulos’”, que utilizou em diferentes ocasiões para se referir aos diversos conflitos que ocorrem no mundo.

Ao contrário, prossegue a nota, “a paz tem consequências sociais positivas e permite um verdadeiro progresso. Portanto, devemos agir nos espaços possíveis, negociando caminhos de paz, até mesmo onde tais caminhos parecem tortuosos ou impraticáveis”.

Deste modo, a “não violência pode assumir um significado mais amplo e novo: não apenas aspiração, inspiração, rejeição moral à violência, às barreiras, aos impulsos destruidores, mas também método político realista, aberto à esperança”.

“Trata-se de um método político fundado na primazia do direito. Se o direito e a igual dignidade de cada ser humano são salvaguardados sem discriminações e distinções. Consequentemente, a ‘não violência’, entendida como método político, pode constituir um meio realista para superar os conflitos armados. Nesta perspectiva, é importante reconhecer, sempre mais, não o direito da força, mas a força do direito”.

Com esta mensagem, prossegue a nota, “o Papa Francisco deseja indicar um passo ulterior, um caminho de esperança apropriado às circunstâncias históricas presentes: chegar à solução das controvérsias por meio de negociações, evitando que elas se degenerem em conflito armado”.

Ao concluir, o texto assinala que o tráfico mundial de armas é tão vasto a ponto de ser subestimado. E com a não violência como estilo político, “pode e deve fazer muito mais para superar este flagelo”.

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI e é celebrado todos os anos no dia 1º de janeiro.

A mensagem do Papa é enviada a todas as chancelarias do mundo e, além disso, assinala as diretrizes diplomáticas da Santa Sé para o ano que começa.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/anunciam-tema-da-mensagem-do-papa-francisco-para-dia-mundial-da-paz-2017-42783/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.