Ângelus: Papa Francisco explica que significa “carregar a cruz” e seguir a Cristo

PapaFranciscoVaticano_LOR_190616O site ACI Digital divulgou a seguinte notícia ontem (19/06/2016):

“Quem é Jesus para cada um de nós?” foi o convite do Papa Francisco para refletir antes da Oração do Ângelus dominical, onde explicou aos fiéis o que significa carregar a cruz pessoal para seguir o Senhor e levá-lo a um mundo que “mais do que nunca precisa de Cristo.”

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do dia para explicar aos fiéis as palavras de Jesus quando diz: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de todos os dias e siga-Me”.

“Não se trata de uma cruz ornamental, ou ideológica, mas é a cruz da vida, do próprio dever, do sacrificar-se pelos outros com amor, pelos pais, pelos filhos, pela família, pelos amigos e também pelos inimigos, é a cruz da disponibilidade a ser solidários com os pobres, a empenhar-se pela justiça e a paz.”

O Pontífice assinalou que “ao assumir esta atitude, estas cruzes, sempre perdemos algo. Nunca devemos esquecer que ‘quem perde a sua vida – por Cristo – a salvará’. Perde a sua vida para ganhá-la. E recordemos todos os nossos irmãos que ainda colocam em prática estas palavras de Jesus, oferecendo seu tempo, seu trabalho, suas fadigas e inclusive a própria vida para não negar a sua fé em Cristo”.

O Papa recordou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, que “Jesus, mediante o seu Santo Espírito, nos dá a força de andar em frente no caminho da fé e do testemunho. E neste caminho sempre está próxima de nós Nossa Senhora”.

Em sua reflexão, o Papa Francisco disse que o Evangelho deste domingo também “nos chama mais uma vez para nos confrontar ‘cara a cara’ com Jesus.”

O Santo Padre explicou que naquela época as pessoas “consideravam Jesus um grande profeta, mas ainda não eram conscientes da sua verdadeira identidade, ou seja, que Ele era o Messias, o Filho de Deus, enviado pelo Pai para a salvação de todos”.

Jesus dirigiu-se, então, diretamente aos discípulos perguntando: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” A esta interrogação, os discípulos apressaram-se a responder que “alguns dizem que Jesus é João Batista, outros que é Elias, outros que é um antigo profeta que ressuscitou”.

No entanto, Jesus pergunta aos apóstolos: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”. “Em seguida, em nome de todos, Pedro responde: “Tu és o Messias de Deus”, ou seja,” Tu és o Messias, o Ungido de Deus, enviado por Deus para salvar seu povo conforme a Aliança e a promessa”.

“Então Jesus percebe que os Doze, e em particular Pedro, receberam do Pai o dom da fé; e por isto começa a falar abertamente daquilo que o espera em Jerusalém, ou seja, que o Filho do Homem deve sofrer muito, ser recusado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia”.

Francisco disse que “estas perguntas de Jesus são hoje também feitas a cada um de nós: Quem é Jesus para os homens do nosso tempo? Mas o outro é mais importante: Quem é Jesus para cada um de nós?”.

O Papa disse que “somos chamados a fazer da resposta de Pedro a nossa resposta, professando com a alegria que Jesus é o Filho de Deus, o Verbo eterno do Pai, que se fez homem para redimir a humanidade, derramando sobre ela a abundância da misericórdia divina. Mais do que nunca o mundo precisa de Cristo, da sua salvação, do seu amor misericordioso”.

“Muitas pessoas experimentam um vazio ao seu redor e dentro de si mesmo – talvez às vezes nós também – ; outros vivem em ansiedade e insegurança por causa da insegurança e conflito. Todos temos necessidade de respostas adequadas às nossas profundas interrogações existenciais. “Em Cristo, só n’Ele, é possível encontrar a paz verdadeira e o cumprimento de cada humana aspiração. Jesus conhece o coração do homem como nenhum outro. Por isto pode-o sarar, dando-lhe vida e consolação”, concluiu o Santo Padre.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/angelus-papa-francisco-explica-que-significa-carregar-a-cruz-e-seguir-a-cristo-22229/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.