A Virgem do Carmo e sua profunda relação com a Estrela do Mar

O Carmelo é uma cadeia montanhosa situada na Palestina, com aproximadamente 600 metros de altitude, localizada perto da costa mediterrânea. Ele é uma referência para navios e é considerada um lugar sagrado pelas três religiões monoteístas (judeus, cristãos e muçulmanos).

Além disso, está relacionado com o profeta Elias do Antigo Testamento.

A tradição diz que no século XIII os carmelitas tiveram que abandonar o Monte Carmelo devido à invasão dos muçulmanos e os que ficaram foram massacrados. Antes de ir embora, enquanto cantavam o Salve Regina, a Virgem Maria lhes apareceu e prometeu ser a sua Estrela do Mar.

Por volta de 1241, o Barão de Grey da Inglaterra voltou das Cruzadas na Palestina levando um grupo de religiosos do Monte Carmelo e lhes deu uma mansão em Aylesford.

Neste lugar, alguns anos depois, houve um acontecimento mariano especial.

Leia também: Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Imagem da Virgem do Carmo sai do fundo do mar em procissão

Um dia, São Simão Stock, superior dos carmelitas, implorou por uma intervenção divina em defesa dos diversos ataques que a ordem recebia. Em sua oração suplicante, chamou a Mãe de Deus de “flor do Carmelo” e “Estrela do Mar”. A Virgem o ajudou e apareceu com o escapulário para os carmelitas.

Na medida em que os religiosos carmelitas foram crescendo, propagou-se a devoção à Virgem do Carmo, também conhecida como a Estrela do Mar, e ocorreram milagres.

Em 1845, o barco inglês “Rei do Oceano” estava no meio de uma grande tempestade. As ondas castigavam sem piedade e o fim parecia próximo. Um ministro protestante chamado Fisher subiu ao convés com sua esposa, seus filhos e outros para implorar a Deus misericórdia e perdão.

Um jovem irlandês, John McAuliffe, ao perceber a gravidade da situação, abriu a sua camisa,

tirou o Escapulário e, fazendo com ele o Sinal da Cruz sobre as furiosas ondas, o lançou ao oceano. Naquele momento o vento se acalmou, mas uma onda chegou ao convés e o Escapulário regressou aos pés do rapaz.

Ao interrogar o jovem, os presentes conheceram a história da Santíssima Virgem e do seu Escapulário. Deste modo, o Sr. Fisher e a sua família decidiram entrar para a Igreja Católica o mais rápido possível e assim desfrutar da proteção da Virgem do Carmo.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/a-virgem-do-carmo-e-sua-profunda-relacao-com-a-estrela-do-mar-54985

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.