A verdadeira glória é entrega e perdão, não fama e popularidade, diz papa Francisco

Segundo o ACI Digital (17/03/2024), o papa Francisco disse que a verdadeira glória é feita de entrega e perdão, não de fama ou popularidade, ao recitar o Angelus de domingo (17), quinto domingo da Quaresma, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Ao meditar sobre a afirmação do Evangelho de João de que a glória de Deus se verá na cruz, o papa disse que com isto o Senhor “quer nos dizer que a glória, para Deus, não corresponde ao sucesso humano, à fama ou à popularidade”.

.“A glória a Deus não tem nada de autorreferencial, não é uma manifestação grandiosa de poder que é seguida de aplausos do público”, disse.

“Para Deus a glória é amar até dar a vida”, disse Francisco. “Glorificar-se, para Ele, significa doar-se, tornar-se acessível, oferecer o seu amor. E isto aconteceu de modo culminante na cruz, onde Jesus manifestou plenamente o amor de Deus, revelando plenamente o seu rosto de misericórdia, dando-nos a sua vida e perdoando aqueles que o crucificaram”.

“Da Cruz, cátedra de Deus, o Senhor nos ensina que a verdadeira glória, aquela que nunca se apaga e nos faz felizes, é feita de entrega e perdão. A entrega e o perdão são a essência da glória de Deus”, disse o papa. “Entrega e perdão: critérios muito diferentes do que vemos ao nosso redor, e também em nós mesmos, quando pensamos na glória como algo que deve ser recebido e não dado; como algo a ser possuído em vez de oferecido. Não”.

“A glória mundana passa e não deixa alegria no coração; Isso nem sequer leva ao bem de todos, mas antes à divisão, à discórdia e à inveja”, disse o papa.

Qual é a glória que desejo para mim?

“Qual é a glória que desejo para mim, para a minha vida, o que sonho para o meu futuro? A de impressionar os outros com meus conhecimentos, minhas habilidades ou com as coisas que possuo?”, perguntou Francisco.

“Ou o caminho da entrega e do perdão, o de Jesus Crucificado, o caminho de quem não se cansa de amar, convencido de que isso dá testemunho de Deus no mundo e faz brilhar a beleza da vida?”

O papa Francisco exortou a lembrar que “quando nos entregamos e perdoamos, a glória de Deus brilha em nós. Bem ali, quando nos rendemos e perdoamos”.

“Que a Virgem Maria, que seguiu Jesus com fé na hora da Paixão, nos ajude a ser reflexos vivos do amor de Jesus”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57616/a-verdadeira-gloria-e-entrega-e-perdao-nao-fama-e-popularidade-diz-papa-francisco

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.