A maior biblioteca do mundo localizada em uma abadia fica na Áustria e reabre esta semana

Segundo o ACI (15/04/2021), a biblioteca da Abadia de Admont, uma verdadeira joia do século XVIII que reúne 180 mil obras, incluindo 1400 manuscritos raros, reabre, com prévia reserva, para alguns visitantes, mas também para responder aos crescentes pedidos desde que até Oprah Winfrey elogiou o icônico recinto que já foi apelidado de “oitava maravilha do mundo”.

Mario Brandmüller, encarregado de cultura, visitantes e relações públicas da Abadia explicou que a reserva prévia é indispensável para acessar a Biblioteca, e que no máximo 45 pessoas podem entrar na biblioteca ao mesmo tempo, e cada uma delas só pode permanecer no máximo 30 minutos.

A partir de 24 de abril, as atividades do Museu serão retomadas em tempo integral, com uma exposição gótica especial que terá por tema: “Frederico III e Maximiliano I, seu mundo e seu tempo”.

A Biblioteca da Abadia de Admont é a maior biblioteca localizada em um mosteiro em todo o mundo. Mede 70 metros de comprimento, 14 metros de largura e 13 metros de altura. Está localizada na Abadia Beneditina de Admont, fundada pelo Bispo Gebhard de Salzburgo no século XI. Destruída várias vezes devido a guerras e incêndios, a abadia reinaugour-se durante a era iluminista, quando buscaram torná-la um mosteiro tão belo como o Escorial de Madri. Toda em estilo rococó, é um considerado um dos mais emblemáticos edifícios do período.

A Biblioteca foi fundada neste período, e foi concluída em 1776, e foi salva de um incêndio que destruiu quase todo o mosteiro. O mosteiro foi reconstruído com sua aparência atual em 1997, a biblioteca, então, começou a colecionar obras de artistas austríacos contemporâneos, e seu Lado Sul foi transformado em museu, inaugurado em 2003, exibindo objetos históricos e obras de arte modernas.

A coleção de livros da Biblioteca faz parte de um esforço iniciado por monges do século XI. Na época, consistia em manuscritos religiosos. Assim, a abadia tornou-se o lar de uma famosa escola de copistas, e após a invenção da imprensa em meados do século XV, a coleção do mosteiro foi enriquecida com edições originais de obras raras e importantes que ainda se conservam no seu interior.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/a-maior-biblioteca-do-mundo-localizada-em-uma-abadia-fica-na-austria-e-reabre-esta-semana-12857

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.