A Liturgia da Horas

A “Liturgia das Horas” é a oração universal e pública da Igreja. Os textos bíblicos introduzem cada vez mais profundamente o orante no mistério da vida de Jesus Cristo.

Mundialmente e a cada hora, é dado a Deus trino o espaço para transformar gradualmente o orante e o mundo. Oram pela Liturgia das Horas não apenas os – Sacramentos e os monges; muitos cristãos, para quem tem a fé é importante, juntam a sua voz aos muitos milhares de vozes que por todo o mundo se elevam a Deus [1147-1178, 1196]

Todo cristão conhece o poder da oração, que o coloca em um contato mais íntimo com Deus. Jesus sempre orava ao Pai em qualquer ocasião: durante a ceia, quando se encontrava agoniado, etc., e nos ensinou a mais sublime oração: o Pai Nosso. A exemplo de Jesus Cristo, também nós devemos rezar a todo e qualquer momento, tanto na alegria quanto no sofrimento.

Leia também: A mais bela profissão do homem é rezar e amar

O que tem a ver a minha oração pessoal com a oração da Igreja?

Herdeiros da tradição judaica, somos convidados a rezar várias vezes durante o dia. Existe um livro chamado Liturgia das Horas, cuja leitura constitui uma das várias formas de vivência do mistério de Cristo a partir do ritmo de cada dia (manhã, tarde e noite) e que conduz à santificação do tempo. O esquema básico é dividido em:

Oração da manhã: Chamada de laudes, é celebrada com o chegar da luz do novo dia (06h). Visa consagrar a Deus os primeiros movimentos da nossa alma e mente, antes de nos ocuparmos com qualquer outra coisa, deixando nosso coração regozijar em Deus.

Oração da tarde: Chamada de vésperas, é realizada ao entardecer, quando o dia declina para receber a noite (18h) e objetiva agradecer a Deus pelo bem que recebemos ou fizemos durante o dia.

Oração da noite: Chamada de completas, é realizada antes do repouso (21h). É uma oração de confiança em Deus e complementa as orações realizadas durante o dia, em especial a oração da tarde.

No entanto, o esquema completo da Liturgia das Horas apresenta orações para as 09h, 12h e 15h horas, bem como um ofício de leituras, para que vivamos detalhadamente cada momento da presença misteriosa de Jesus entre nós.

Prof. Felipe Aquino

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.