Papa Francisco visitará Moçambique, Madagascar e Maurícios

Segundo o ACI Digital (27/03/2019), o Papa Francisco irá visitar Moçambique, Madagascar e Maurícios de 4 a 10 de setembro, conforme confirmou nesta quarta-feira o Vaticano.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, publicou uma declaração, na qual informa que, “acolhendo o convite dos respectivos presidentes e dos Bispos”, o Santo Padre “realizará uma viagem apostólica” a estes três países.

O Pontífice visitará “as cidades de Maputo em Moçambique, Antananarivo em Madagascar e Port Louis em Maurício”. “O programa da viagem será publicado oportunamente”, conclui o comunicado de Gisotti.

A Santa Sé divulgou também as logomarcas de cada uma dessas três visitas que o Papa Francisco realizará aos países africanos.

A viagem a Moçambique tem como lema “Esperança, Paz e Reconciliação”. A logo traz o mapa do país e uma foto do Santo Padre, cuja expressão demonstra “o amor que tem para com Moçambique e Pastor da Igreja de Cristo”.

Além disso, possui uma pomba, “simbolizando a paz que é muito necessária” no país, pois vive “o momento de trégua do recente conflito militar e há situações de ataques a civis no Norte”. Há ainda duas mãos, que representam “o acolhimento de Moçambique ao Papa e também da mensagem de ‘Esperança, Paz e Reconciliação’, que ele traz para o povo de Moçambique”.

As cores da logo são as da bandeira de Moçambique, sendo que o verde “exprime esperança pelos melhores tempos para o povo moçambicano”; o vermelho, “a necessidade da reconciliação entre o povo moçambicano”; o branco, “a paz, a religiosidade do povo moçambicano, a verdade e santidade do Sumo Pontífice”; e o amarelo é “a cor do Vaticano”.

A viagem do Pontífice a Madagascar tem como lema “Semeador de paz e de esperança”, dois “marcos fundamentais para que os habitantes do Madagascar sejam os arquitetos de uma sociedade edificada no autêntico desenvolvimento e bem-estar espiritual e social”.

A logo traz uma foto do Papa Francisco acenando e, ao fundo o país é representado por uma imagem com a “palma do viajante” (a ‘Ravinala’), e o baobá. Além disso, tem o traçado do mapa e fotos de seus santos, por ser “terra de discípulos missionários e testemunhas da fé em Jesus Cristo que chegaram ao martírio”.

Já a viagem a Maurícios tem como lema “Papa Francisco peregrino da paz”, que “dá o tom para uma visita pacífica e positiva”. A logomarca busca “refletir a natureza deste evento único nacional e internacional”. Traz a bandeira do país, “uma âncora forte que une todos os diferentes grupos étnicos que vivem no país”; uma imagem do Papa Francisco acenando e uma pomba.

Esta seria a viagem número 31 do Pontificado do Papa Francisco, cuja primeira viagem apostólica foi ao Brasil em julho de 2013, para presidir a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-visitara-mocambique-madagascar-e-mauricios-54629

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.