Francisco envia mensagem ao IV Forum pela Paz

O Papa dirigiu uma mensagem aos participantes do 4º Fórum pela Paz, que ocorreu como parte da comemoração pelo armistício de 1918, em Paris

Segundo o site Gaudium Press (11/11/2021), por ocasião do IV Fórum pela Paz em Paris, para comemorar o armistício de 11 de novembro de 1918, o Papa Francisco dirigiu uma mensagem aos participantes na qual desejou que o encontro fosse frutífero na promoção pela paz.

O Pontífice expressou sua preocupação com o armamento das nações e a facilidade como as armas são comercializadas através do mundo. Segundo ele deve existir um compromisso coletivo para lutar a favor do desarmamento e um esforço para construir uma paz baseada na confiança mútua, disse o Pontífice citando a encíclica Pacem in Terris de João XXIII.

Em sua mensagem, Francisco convidou a uma esperança que é “ousada e encoraja a ação a partir da consciência de que a realidade pode ser mudada”. O Papa explicou que tem a esperança que a tradição cristã ajude os povos a perceber que a injustiça e a violência podem ser evitadas.

Francisco aproveitou para exortar a uma verdadeira mudança após este tempo difícil pelo qual passou o mundo:

“A nossa consciência chama-nos, portanto a uma esperança responsável, isto é, concretamente, a não seguir o caminho fácil de regressar a uma normalidade marcada pela injustiça, mas a aceitar o desafio de assumir a crise como uma oportunidade real de conversão e mudança para repensar nosso modo de vida e nossos sistemas econômicos e sociais ”, explicou ele.

O Sumo Pontífice encerrou sua mensagem com um versículo do Profeta Jeremias que parece resumir bem suas palavras e sua intenção com a mensagem: “Pare no caminho e veja, questione os caminhos de sempre. Onde então está o caminho para o bem? Siga-o e encontre descanso para vocês. ” ( Jr 6:16) (FM)

Com informações VaticanNews.

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/francisco-envia-mensagem-ao-iv-forum-pela-paz/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.