26/10 – Santo Evaristo

Nasceu em Belém na Palestina e morreu em 107 D.C..

Um Judeu Helenita foi convertido ao cristianismo e eventualmente chegou a Roma. Aí ele aceitou o perigoso (na época) ofício de papa, após a morte do Papa Clemente entre os anos de 96 a 107.

Evaristo contribuiu para organizar a Igreja. Ele dividiu a Igreja em sete setores e nomeou os cardeais que seriam os diretores de cada setor para servir a cidade assim como os apóstolos serviam aos pobres de Jerusalém. Evaristo conferiu várias ordens sagradas, três vezes em dezembro, quando as ordenações aconteciam mais por razões morais e místicas (de acordo com Amalarius).

Outros dizem que as ordenações aconteciam durante o Advento porque os bispos se sentiam mais livres para dar mais atenção a esta importante função e porque a ordens sagradas eram sempre conferidas na época de jejuns e orações.

Não há evidencias que São Evaristo morreu martirizado embora os martirologistas listam ele como um deles. É provável tenha sido martirizado, porque nos primeiros anos da Igreja, todos os proeminentes cristãos foram brutalmente martirizado e assassinados. São Evaristo foi enterrado junto de São Pedro.

Outros Santos do mesmo dia: Beato Boaventura de Potenza.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.