Você já se perguntou porque o Vaticano convida ateus e agnósticos para sua pontifícia academia de ciências?

Miguel Nicolelis é um dos pesquisadores brasileiros de maior prestígio.
Pioneiro nos estudos sobre interface cérebro-máquina, suas descobertas aparecem
na lista das  dez tecnologias que devem mudar o mundo, divulgada em 2001 pelo  Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

Em 2009, tornou-se o primeiro brasileiro a merecer uma capa da Science.
Na quarta-feira da semana passada, foi nomeado membro da Pontifícia
Academia de Ciências, no Vaticano. Em mensagem enviada ao blog de
Luís Nassif, 10-01-2011, ele reage às críticas que tem recebido por ter aceito
ser membro da Academia Pontifícia.
Eis a mensagem:

Sou leitor assíduo desse blog, então não tinha como me conter e resolvi
responder aos absurdos postados nesse tópico que diz respeito a mim.
Primeiro, sou um cientista brasileiro, ateu, pró-legalização do aborto, pró
união civil dos homosexuais e pró Dilma. Fui convidado a me tornar membro da  mais antiga academia de ciências do mundo, a mesma a que Galileu Galilei foi membro. Aceitei o convite,  pois esse foi feito com a garantia que a academia se interessa pela minha ciência e não pela minha opção (ou  falta de opção) religiosa.
Espanta-me verificar que mesmo num site progressista ocorra o grau de patrulha ideológica (ou religiosa) que encontrei nos comentários (do Blog) Meu outro colega de Academia é o físico Stephen Hawking, que
professa as mesmas opiniões que eu. Agora eu me pergunto, a troco de que eu
iria recusar a oportunidade de bater bons papos com um dos maiores físicos da
história?
A Academia de Ciências deixa claro nos seus estatutos que nenhum dos seus membros precisa acreditar em Deus ou ser membro da religião católica.
Entao, a título de esclarecimento, gostaria de deixar registrado que toda vez
que eu for  convidado a participar do mesmo clube frequentado por gente como Galileu e Stephen Hawking, vocês podem estar certos que eu vou aceitar. Mesmo  que fosse a Academia de Ciências da Gaviões da Fiel! E para um palmeirense dizer isso não é fácil, não.

Fonte:
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/20427-voce-ja-se-perguntou-porque-o-vaticano-convida-ateus-e-agnosticos-para-sua-academia-de-ciencia

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.