Vietnã: Leigos católicos ajudam a reconstruir Igreja

bandeira-do-vietnaO site Gaudium Press informou nesta terça-feira (16/07/13) que a reconstrução da Igreja Católica no Vietnã tem contribuído para o aumento de fiéis no país asiático, que apesar de ainda sofrer dificuldades e perseguições, está disposto a reconstruir a sua própria história.

Segundo a notícia,os fiéis contribuem evangelizando as áreas mais remotas e pobres do Vietnã. Além disso, o testemunho dos leigos também vem favorecendo o desenvolvimento da Igreja no país.

Padre Vicente Pham Trung Thanh, o Superior Provincial dos Redentoristas no Vietnã, afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas durante a missão evangelizadora, o número de católicos vem crescendo a cada ano.

O controle que o Estado exercia sobre padres e bispos não permitia a circulação deles no Vietnã. Graças a ajuda dos leigos, a missão de difundir o Evangelho entre os grupos étnicos foi concretizada.

O Padre Vicente explica que ainda existem grupos étnicos localizado nas florestas, em áreas remotas e de pobreza.

Segundo dados oficiais, existem aproximadamente 5,6 milhões de católicos vietnamitas, cerca de 6,87% da população. De acordo com estimativas não oficiais, o percentual chega em torno dos 10%. O Vietnã é a quinta maior Igreja na Ásia, depois das Filipinas, Índia, China e Indonésia.

Gaudium Press afirmou ainda que, no final do ano de 2012, os bispos vietnamitas apresentaram a Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC). O Superior Provincial dos Redentoristas disse que os fiéis leigos são muito ativos durante o trabalho missionário, cooperando com os pastores e religiosos para a reconstrução da Igreja no Vietnã.

Os mártires também são considerados fontes de inspiração para a missão. O Cardeal de Ho Chi Minh City, Jean-Baptiste Pham Minh Man, disse que eles são “as sementes da nossa esperança.”

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/48717-Leigos-catolicos-ajudam-a-reconstruir-Igreja-no-Vietna#ixzz2ZJKiQID1

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.