Vaticano: Papa pede Quaresma marcada pela atenção aos pobres

Bento XVI quer que os católicos assumam responsabilidade perante os mais desfavorecidos

Cidade do Vaticano, 11 Mar (Ecclesia) – Bento XVI pediu hoje às comunidades católicas que assinalem a Quaresma de 2011 com uma particular atenção aos “pobres” deste tempo, promovendo os valores do “jejum, da oração e da partilha”.

“Temos necessidade de nos deixarmos iluminar por Cristo para que, sentido a urgência da nossa responsabilidade para com os pobres do nosso tempo, lhes levemos o olhar que devolve a confiança”, disse, no Vaticano, perante uma delegação da associação caritativa «Pro Petri Sede».

Segundo o Papa, “ao contribuir para lutar contra a pobreza, a partilha e o jejum” aproximam cada pessoa dos outros.

No decurso da audiência, o Papa recebeu um donativo “generoso” para as populações do Haiti, atingidas por um sismo, em Janeiro de 2010, que deixou mais de 200 mil mortos e elevados danos materiais.

Bento XVI afirmou que o “serviço da caridade” pertence à “própria natureza da Igreja” e que esta deve oferecer tanto a “indispensável assistência material” como a “atenção do coração e do amor de que as pessoas em dificuldade tanto precisam”.

A Quaresma, que começou com a celebração das cinzas, este ano a 9 de Março, é um período de preparação para a Páscoa, maior festa do calendário litúrgico cristão, com a duração de 40 dias – excepção feita aos domingos -, marcados por apelos ao jejum, à partilha e à penitência.

OC

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.