Vaticano detalha encontro em Assis convocado pelo Papa para outubro

Vaticano, 02 Abr. 11 / 01:57 pm (ACI/EWTN Noticias) O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje um comunicado no qual detalha o encontro ecumênico e inter-religioso pela paz, convocado pelo Papa Bento XVI para o 27 de outubro de 2011 que terá como tema “Imprensa da verdade, imprensa da paz”.

Esta “Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo” convocada pelo Santo Padre comemora o 25° aniversário do encontro presidido pelo Papa João Paulo II em 27 de outubro de 1986.

Os elementos de reflexão que Bento XVI propõe para esta jornada são que “cada ser humano é no fundo um peregrino em busca da verdade e do bem. Também o homem religioso permanece sempre em caminho para Deus: daqui nasce a possibilidade, mais ainda, a necessidade de falar e dialogar com todos, crentes ou não, sem renunciar à própria identidade ou recorrer a formas de sincretismo; na medida em que a peregrinação da verdade se vive autenticamente, abre-se ao diálogo com o outro, não exclui a nenhum e compromete a todos a serem construtores de fraternidade e de paz”.

Depois de assinalar que também participarão alguns não crentes no encontro, o comunicado explica como será realizada a jornada. O mesmo 27 pela manhã os participantes sairão de trem desde Roma com o Papa. Ao chegar a Assis, o Santo Padre lhes dirigirá umas palavras.

Seguirá um almoço frugal, “Seguirá um almoço frugal, compartilhado pelos delegados: uma comida marcada pela sobriedade, que busca expressar o estar juntos em fraternidade e, ao mesmo tempo, a participação nos sofrimentos de tantos homens e mulheres que não conhecem a paz”.

Depois haverá um tempo para a reflexão e a oração, e os participantes irão a pé à Basílica de São Francisco. “Será uma peregrinação na que, no último lance, tomarão parte também os membros das delegações; com isto se pretende simbolizar o caminho de cada ser humano na busca constante da verdade e da construção ativa da justiça e da paz”.

A peregrinação será em silêncio e ao final da jornada se renovará de maneira “solene o compromisso comum pela paz”.

Antes da peregrinação haverá uma vigília de oração na Praça de São Pedro presidida pelo Papa Bento XVI com os fiéis de Roma. O comunicado convida as Igrejas particulares “e as comunidades dispersas pelo mundo a organizar momentos de oração similares”.

Finalmente, o Santo Padre pede “aos fiéis católicos que se unam espiritualmente à celebração deste importante acontecimento e agradece aos que vão à cidade de São Francisco (de Assis) para compartilhar esta peregrinação ideal”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.