Vaticano anuncia que vai entrar com uma ação judicial contra a fotomontagem do grupo italiano Benetton

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira que vai entrar com uma ação judicial contra a fotomontagem do grupo italiano Benetton, na qual o papa Bento XVI beija na boca  o imã sunita de Aç Azhar, Ahmed el Tayed. “Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem”, anunciou a Santa Sé em uma nota oficial.

No dia anterior, a empresa já havia anunciado a decisão de retirar de circulação a campanha publicitária. As relações entre o papa e o imã são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que deixou 21 mortos numa igreja de Alexandria, em janeiro passado.

A peça publicitária da Benetton inclui, ainda, beijos trocados entre líderes mundiais – como Hugo Chávez e Barack Obama,

Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, e Mahmoud Abbas e Benjamin Netanyahu -, no que a empresa define como uma luta “contra o ódio”. Mas a foto de Bento XVI e Ahmed el Tayeb foi considerada a mais polêmica de todas as montagens, por questões religiosas.

Campanha – “Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas”,comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo. A nova campanha chamada UNHATE (“Não Ódio”), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde de quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo. A Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

Fonte: Agência France-Presse

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.