Vaticano anuncia horários de votações do Conclave

ppcongregacion09032013O site ACIDIGITAL informou neste sábado (10 de março de 2013) os horários em que os cardeais votarão no conclave que terá início no dia 12 março.

Segundo entrevista com o Porta-voz do Vaticano, Pe. Frederico Lombardi, a programação para o conclave seguirá desta forma:

Dia 12 de Março:

7h: Os Cardeais serão transportados até a residência Santa Marta, onde deverão ficar hospedados durante todo o período de Conclave.

10h: Será a abertura oficial do Conclave com a Celebração da Missa “Pro eligendo Romano Pontífice” na Praça de São Pedro, e será presidida pelo Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício.

15h45: Os Cardeais serão conduzidos da Casa de Santa Marta até a Capela Paulina.

16h30: Se reunirão na Capela Sistina, onde ocorrerá a votação. Logo irão proferir o juramento solene de segredo, depois pronunciarão o “extra omnes” (“fora todos”); e a Capela Sistina será fechada, ficando somente os Cardeais eleitores no interior.

Em seguida, após escutarem a meditação do Cardeal Prosper Gerch, farão a primeira votação.

19h:Terminada a votação, rezarão as vésperas.

19h30: Retornaram para Casa Santa Marta

A partir do dia 13 de Março:

Pe. Lombardi também explicou que a partir de quarta-feira (13/03/13) os Cardeais eleitores irão para Capela Paulina às 7h45, para participarem da Missa que terá início às 8h15.

Às 9h30 irão para a Capela Sistina, e iniciarão a votação logo após rezarem a Hora Intermédia.

A partir das 12h retornarão para Casa Santa Marta para almoço e somente às 16h voltam à Capela Sistina para votarem novamente às 19h.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25042

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.