Vaticano anuncia ganhadores do Prêmio Ratzinger, conhecido como o “Nobel da Teologia”

Vaticano, 01 de outubro de 2012 (ACI/EWTN Noticias) – A Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou os ganhadores do “Premio Ratzinger” deste ano:  o filósofo e historiador francês Rémi Brague e o teólogo americano perito em patrística Brian Edward Daley.

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI foi criada em março de 2010 para ajudar à criação e atribuição de prêmios a quem se distinguisse por suas atividades de publicação ou investigação sobre a teologia. Este ano, o prêmio será outorgado no próximo 20 de outubro.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI em Roma, o Presidente do Comitê científico da fundação, Cardeal Camilo Ruini, assinalou que espera que estes prêmios sirvam para valorizar a teologia e o estudo teológico “como missão eclesial”.

“Neste sentido queríamos que próximo o Prêmio Ratzinger se convertesse em uma espécie de “Prêmio Nobel da Teologia””, explicou.

“Em geral -continuou-, as escolhas que fazemos se inspiram em dois critérios fundamentais, um é o valor científico as obra, e o outro é a orientação dos autores, se esta está em sintonia ao menos, em grandes traços, com o pensamento de Joseph Ratzinger, e também, naturalmente, seu compromisso e testemunho com a mensagem cristã. Encontramos isto de maneira muito clara tanto em Brague como em Daley”.

“Precisamos propor novamente o rosto de Deus, de Jesus Cristo, ao homem de hoje, para fazer que entenda quão vital é para sua cultura e sua vida, e como este Deus não é algo do passado, mas uma realidade, que quanto mais o homem conhece a natureza de si mesmo, mais pode compreender e fazer descobertas”, disse o Cardeal.

Rémi Brague

Rémi Brague foi catedrático de 1990 a 2010 na Universidade de Sorbona, França, e atualmente ostenta a cátedra “Romano Guardini” de Ciência e História das Religiões na Universidade Ludwing-Maximilian de Münich. É professor visitante de várias universidades americanas, espanholas e italianas, e é membro do Institut du France, Académie des Sciences Morales et Politiques.

Brian Edward Daley

O Padre Brian Edward Daley foi professor de 1978 a 1996 de Teologia e História da Teologia na Weston School of Theology de Cambridge (Massachusetts), e atualmente ensina na Universidade de Notre Dame. Ele trabalhou extensamente no âmbito ecumênico, especialmente nas relações entre católicos e ortodoxos; é secretário, por parte católica, do organismo consultivo católico-ortodoxo para a América do Norte.

Devemos alegrar-nos e não ter inveja das boas obras, afirmou o Santo Padre neste domingo

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24230

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.