Universitários pedem à PUCP que adapte seus estatutos conforme solicitação do Vaticano

LIMA, 29 Fev. 12 / 01:49 pm (ACI/EWTN Noticias) Um grupo de professores, alunos e ex-alunos da Universidade Católica do Peru (PUCP) pediram ao centro de estudos que adaptem os seus estatutos à Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, conforme solicitou o Vaticano no dia 21 de fevereiro.

Em um comunicado enviado ao grupo ACI, a Associação Universitária Riva Aguero, que leva o nome do principal benfeitor da PUCP chamou os membros da Assembleia Universitária da casa de estudos “a dar aceitação completa ao pedido feito pela Santa Sé, pois a existência da Universidade não seria compreendida sem o esforço da Igreja Católica”.

Esta organização, assinala o pronunciamento, busca “promover plenamente a defesa inquebrantável da vontade dos fundadores da PUCP, expressa na consagração institucional à Igreja Católica e sua dependência à Santa Sé”. 

A Igreja, como foi observado pelos membros da comunidade universitária “sob o amparo das liberdades religiosas existentes hoje em toda a sociedade democrática tem o direito de criar instituições educativas em harmonia com os princípios da fé e do seu Magistério”.

Com este comunicado, o grupo Universitário Riva Agüero visa reivindicar a identidade católica da PUCP, “presente desde de sua fundação em 1917 como um espaço do ensino superior no contexto do ensino da doutrina da Igreja, sob a proteção da Santa Sé”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.