União dos Juristas Católicos é criada em São Paulo

São Paulo (Quarta-feira, 21-03-2012, Gaudium Press) Ontem, dia 20, foi criada em São Paulo a União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), constituída por professores, magistrados, advogados e integrantes do Ministério Público de São Paulo.

O cardeal de São Paulo esteve presente na cerimonia
A cerimônia de apresentação do estatuto da entidade, de nomeação e de posse da diretoria, ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora do Brasil, localizada no Jardim Paulista, Zona Oeste da capital paulista.

O objetivo da UJUCASP é contribuir na atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se de questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica.

O cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, vinha há tempos se empenhando na criação da união dos juristas, conforme ele mesmo comentou: “Havia, faz tempo, o desejo de se criar essa união e o convite foi feito a diversas pessoas. Finalmente, aconteceu. E o grupo se reuniu para fazer o esboço daquilo que seria o estatuto. Foi feito também o convite a um grupo de juristas e militantes do direito para participarem da assembleia de fundação, para que tivéssemos aqui em São Paulo uma União dos Juristas Católicos, como já existe em vários outros lugares”

Formam a diretoria da recém fundada UJUCASP os seguintes juristas: Ives Gandra da Silva Martins, diretor-presidente; Paulo de Barros Carvalho, diretor-vice-presidente; Ana Paula de Albuquerque Grillo, diretora-secretária; Nelson Nery Junior, diretor-tesoureiro.

O Conselho Consultivo da UJUCASP é constituído por: Antônio Carlos Malheiros, Fátima Fernandes Rodrigues, Dirceu de Mello, Luiz Gonzaga Bertelli, Milton Paulo de Carvalho, Ricardo Mariz de Oliveira, e o sacerdote José Rodolpho Perazzolo, como assistente eclesiástico.

Os sócios fundadores são aqueles que foram inicialmente convidados por Dom Odilo e os presentes na assembleia de criação da UJUCASP e que assinaram a ata de presença.

Segundo o padre Rodolpho, a UJUCASP tem sua coluna dorsal na União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro e será afiliada à “Union Internacionale de Juristes Catholiques”, sediada em Roma, Itália. (EPC)

Com informações da Arquidiocese de São Paulo.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.