Uma igreja católica foi vendida na França para ser convertida em centro comercial

PARIS, 12 Abr. 11 (ACI) .- Em um país no qual se constrói cada vez mais mesquitas, a diocese de Nancy-Toul (França) vendeu uma igreja católica construída na década de 60, que será convertida em um centro comercial.
O economista da diocese de Nancy-Toul, Michel Petitdemange, assinalou que a igreja Saint François de Assisse (São Francisco de Assis) foi vendida no ano 2007 “pois a prática da religião evoluiu no bairro e hoje em dia só comparece uma centena de fiéis à igreja que pode receber até 700 pessoas”. O templo, que foi vendido por 1,3 milhões de euros, foi adquirido por uma imobiliária que construirá ali um centro comercial, já a que as autoridades locais não quiseram comprá-lo nem encarregar-se do mesmo.
Fontes da diocese indicaram ademais que o projeto comercial não é “um bar, nem uma sala de jogos nem um comércio ilícito do corpo ou do espírito”.
Michel Petitdemange esclareceu que a venda de igrejas católicas é um fato “extremamente estranho e excepcional” na França e ressaltou que só pode ser feito no caso de construções posteriores a 1905, quando entrou em vigor a lei que separa Igreja e Estado.
“É claro que para alguns paroquianos esta decisão é muito amarga, pois aqui se casaram e aqui foram batizados seus filhos. Mas terão que adaptar-se e tampouco isto é algo que seja mortífero”, concluiu Petitdemange. Ainda à espera da realização dos trabalhos, os fiéis poderão assistir às Missas na capela que está ao lado da igreja de São Francisco de Assis.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.