Um SMS do Papa em cada dia da JMJ

250 mil pessoas seguem a Jornada nas redes sociais

MADRI, quinta-feira, 26 de maio de 2011 (ZENIT.org) – A contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri continua, enquanto surgem novas iniciativas e conselhos da organização deste grande evento juvenil.

Na última newsletter do evento do próximo mês de agosto, os organizadores pedem um favor especial aos chefes dos grupos de jovens que irão para Madri no verão boreal. Solicitam que transmitam duas mensagens a todos os jovens que estão inscritos em seus respectivos grupos.

Em primeiro lugar, dizem: “Temos a esperança de poder fazer chegar um SMS do Papa a todos os jovens participantes da JMJ todos os dias, de 16 a 21 de agosto”. Para isso, pedem a cada jovem que lhes passe seus dados por meio deste formulário:
www.madrid11.com

Em segundo lugar, afirmam que “há muitíssima atividade nas redes sociais da JMJ. Atualmente, há mais de 250 mil jovens nos acompanhando. Incentivem todos os que virão a que adicionem nossos perfis no Facebook, Twitter ou Tuenti! Isso lhes ajudará a entusiasmar-se e a preparar-se bem, nos poucos meses que faltam.

Recordam também duas datas importantes: pede-se aos grupos com jovens portadores de deficiência que se inscrevam antes de 15 de julho, por razões organizativas. Recomendam também que as inscrições de peregrinos que envolvam hospedagem ou manutenção sejam formalizadas antes de 30 de junho, para poder garantir estes serviços.

Por outro lado, os professores de religião terão mais facilidade para explicar a JMJ em suas aulas. A Delegação Diocesana de Ensino de Madri criou um site (www.edelvivesjmj2011.com) com materiais didáticos para as aulas de Religião, sobre a JMJ 2011.

Esta iniciativa foi editada inicialmente em um DVD, mas, uma vez esgotada a primeira edição, em apenas 4 semanas, optou-se por criar este site, que coloca o material à disposição de todos os professores de Religião.

O site foi criado com o apoio do Grupo Editorial Luis Vives, que editou os materiais elaborados pela Delegação Diocesana de Ensino de Madri.

Os destinatários destes materiais são os alunos e alunas das aulas de Religião de todos os centros educativos, tanto públicos como privados, tanto católicos como não-católicos.

Os materiais são organizados em 3 blocos: o primeiro, sobre a identidade e história da JMJ; o segundo, centrado na Mensagem do Papa para a JMJ de Madri; e o terceiro permite um aprofundamento no tema da Jornada: “Enraizados e edificados n’Ele… firmes na fé”, e busca sua relação com personagens como Teresa de Calcutá e realidades atuais da Igreja, como “Manos Unidas” e Cáritas. Cada um dos temas oferece uma apresentação multimídia e mais de 50 atividades.

Os objetivos são: informar os jovens sobre a próxima realização da JMJ de Madri, da qual participarão pessoas do mundo inteiro; explicar o que é uma JMJ e conhecer sua história; e aprofundar na mensagem e no tema da JMJ deste ano.

Trata-se de aproveitar a atualidade de um acontecimento como a JMJ como uma oportunidade educativa.

Mais informações em www.madrid11.com/

Foto: http://www.acidigital.com/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.