Três teólogos recebem “Prêmio Ratzinger”

Olegario González de Cardedal, Manlio Simonetti e Maximilian Heim

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 14 de junho de 2011 (ZENIT.org) – O Papa Bento XVI entregará, no próximo dia 30 de junho, o “Prêmio Ratzinger” a três teólogos que se distinguiram pelo seu trabalho: o espanhol Olegario González de Cardedal, o italiano Manlio Simonetti e o alemão Maximilian Heim, segundo anunciou hoje o cardeal Ruini, em coletiva de imprensa.

O purpurado quis explicar o porquê destas três escolhas nesta primeira edição do “Prêmio Ratzinger”.

O objetivo da Fundação, segundo explicou, é “promover em geral o conhecimento e o estudo da teologia, inspirando-nos certamente, em nossas escolhas, no pensamento de Joseph Ratzinger-Bento XVI, mas sem limitar-nos a ele”.

Por sua vez, o professor Dalla Torre, reitor da LUMSA, afirmou que, com este prêmio, pretende-se também contribuir para que o estudo da teologia tenha um maior reconhecimento acadêmico.

“Chegou a hora de voltar a propor com força a questão dos saberes sagrados no âmbito de uma sociedade, a contemporânea, que parece ter uma postura esquizofrênica diante da religião”, afirmou.

Neste sentido, os saberes teológicos “podem oferecer uma contribuição importante para a formação profissional, antes ainda que as respostas pessoais de fé”.

O reitor da LUMSA elogiou “as ideias fundantes e os programas da Fundação Joseph Ratzinger – Bento XVI”, que buscam promover “o conhecimento e o estudo da teologia na realidade contemporânea”.

Estes prêmios, concluiu, constituem “um reconhecimento da peculiar realização de três experiências distintas de pesquisa” e, ao mesmo tempo, “a proposição de um modelo que – desejamos – poderá ser seguido por muitos outros especialistas e pesquisadores”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.