Todos são importantes na Igreja

rome-236885_640Ninguém é mais importante, diante de Deus, na sua Igreja, porque todos são membros da sua família, reunida em Jesus. São Paulo disse aos coríntios:

“Deus dispôs o Corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a tem, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros” (1 Cor 12, 24-25).

Deus nos ensina a viver o amor e a caridade mútua quando ele faz com que cada um de nós precise do outro na construção da sua família, isto é, do seu Reino. É para eliminar em cada membro a auto-suficiência arrogante e a presunção soberba, que Deus nos fez necessitados uns dos outros. E não pode haver dissensões, rivalidades e ciúmes entre os membros, pois, como disse São Paulo, foi “Deus que dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve” (v. 18).

Então, cada um de nós, batizado, deve orgulhar-se de ter sido achado digno de pertencer a um Corpo tão sagrado, e deve aceitar-se no seu lugar nesse Corpo, como um membro fiel, dócil à Cabeça, prestativo aos outros, para que o Corpo cresça.

“Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam com ele” (v. 26).

A beleza da Igreja está na diversidade dos seus membros, cada qual com uma função própria, cooperando com a Cabeça para o bem comum.

“Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?” (19). “Há, pois, muitos membros, mas um só Corpo” (v. 20).

Os carismas que o Espírito Santo dá aos membros de Cristo – e nenhum membro deixa de receber – é para o bem de todos:

“A cada um é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum” (17)… e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz” (11).

Por fim, resumindo todo o seu ensinamento, São Paulo conclui:

“Vos   sois  o Corpo  de Cristo  e cada um, de sua parte, é um dos seus membros”(27). “Todos vós, com efeito, que fostes batizados  em Cristo, vos  vestistes de Cristo … todos vós   sois um só em Cristo Jesus” (Gal 3,27-28). “Não  sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo ?” (1Cor 6,15).

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.