Todos os passos bem dados (All the right moves)

aaaebhhj“Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos…”

Escreveu São Pedro à Igreja Católica do seu tempo (1 Ped 2:11)… e aquelas palavras ainda continuam atuais no mundo de hoje, porque a Igreja está sempre em peregrinação, buscando o seu fim último e divino. Estamos sempre em movimento.

Nos primeiros anos de casados, Kimberly e eu nos mudamos 11 vezes: por conta da escola, do emprego, dos trabalhos pastorais… E todas as vezes tivemos que encaixotar nossas coisas para serem despachadas em caminhão de mudança. O que não percebíamos, então, era que toda aquela realocação era, na verdade, um sinal exterior dos misteriosos meios que Deus usava para nos mover em direção a Sua Igreja, à comunhão total com Ele, ao seu Reino.

Agora é a vez do Centro São Paulo. Enquanto você lê estas linhas, nós estamos encaixotando nossos pertences e carregando caminhões. Nosso centro de apostolado não faz mudança assim tão frequentemente quanto a minha família. Esta é só a segunda vez em doze anos.

Tudo começou, em 2001, no primeiro andar de uma pequena casa situada na esquina da nossa residência, mas nos expandimos muito rapidamente e tivemos que nos mudar para um escritório num prédio comercial do outro lado da cidade. O escritório também era bastante pequeno, mas nos acomodamos bem lá, mesmo tendo contratado mais pessoal e adicionado novos movimentos e, apesar dos nossos trabalhos de apostolado terem aumentado bastante desde nossa última mudança, temos conseguido produzir em meio a montes de caixas, o que nos faz aprender a gostar da companhia um do outro, uma vez que não há meios de se evitar um contato contínuo.

Somos companheiros, sim, mas agora temos que lembrar de que somos companheiros numa jornada – onde somos estrangeiros e peregrinos, mas Deus está nos guiando em direção a um lugar melhor.

Alguns meses atrás fomos informados da venda do nosso prédio comercial, o qual deveria ser desocupado logo a seguir. Nem tivemos tempo de nos preocupar.  A vizinha Universidade Franciscana logo nos ofereceu alojamentos espaçosos no seu campus – um lugar que pode acomodar escritórios e salas de reunião e até um estúdio para produção de mídia. E mais, por trabalhar no campus também vamos ter acesso direto ao maior grupo de alunos de Teologia do país – jovens moças e rapazes fiéis, altamente motivados e verdadeiros apóstolos.  Podemos então ensiná-los a monitorar grupos de estudos bíblicos, e também podemos equipá-los e treiná-los para levar nossos estudos e programas – e obviamente o Evangelho – a uma maior parte do mundo.

Séculos atrás, Ben Franklin se queixou, dizendo que fazer mudança era “pior do que apagar um incêndio”, por causa da desordem que uma mudança causa na vida de uma família.  Bem, certamente encontraremos obstáculos no nosso caminho rumo ao campus, mas quando nos lembramos das maravilhas que o Senhor nos tem feito – quando lembro o que Ele tem feito durante as muitas “mudanças” na minha vida – fico feliz na expectativa de tudo o que vem pela frente a respeito do Centro São Paulo. Estamos nos mudando para bem perto, um pouco mais do que alguns quilômetros, de um lugar para o outro, mas sei que é um grande passo adiante que vamos dar.

É com prazer que trazemos vocês conosco! Vocês que nos tem encorajado com suas orações, intenções e doações.  Em retribuição, nós continuaremos a lhes oferecer o nosso trabalho e rezaremos por todos vocês diante do Santíssimo Sacramento. Temos todos vocês em mente, com seus interesses, quando preparamos cada um dos nossos estudos Bíblicos a ser publicado. Da mesma forma nos exigimos ao máximo quando fazemos as nossas traduções para o Espanhol, assim como  planejamos cada uma de nossas conferências e filmamos cada um dos vídeos para o nosso crescente canal no You Tube.

Somos todos peregrinos, exilados, estrangeiros, passageiros, mas nenhum de nós está só neste belo trabalho. Vocês nos tem mostrado isto claramente e eu sou muito grato a todos.

 Scott Hahn

Scott Hahn é um autor contemporâneo e teólogo católico. Famoso pastor presbiteriano, utilizava todas suas forças para converter pessoas da Igreja Católica para a Evangélica, até que ele mesmo veio a converter-se ao catolicismo, “acolhendo, como filho amado, a graça divina”, segundo entendem os convertidos a esta Igreja.Assim tornou-se um dos maiores pregadores católicos dos EUA. As suas obras incluem Rome Sweet Home (traduzido para língua portuguesa como Todos os Caminhos vão dar a Roma e escrito em conjunto com a sua mulher, Kimberly Hahn) e The Lamb’s Supper: The Mass as Heaven on Earth. Actualmente, ensina na Universidade Franciscana de Steubenville, um estabelecimento de ensino católico nos Estados Unidos.

* Tradução: Leide Costa

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.