Superar as dificuldades para um desenvolvimento humano integral

Apelo do Santo Padre para o G-20

Cidade do Vaticano, quinta-feira, 03 de novembro de 2011 (ZENIT.org).- Na audiência desta quarta feira, Bento XVI dedicou um pensamento final para a próxima reunião de Chefes de Estado e de Governo reunidos no G-20, em Cannes, França.

“Nos dias 3 e 4 de novembro os chefes de Estado ou de governo do G-20 – disse o papa – se reunirão em Cannes para examinar as principais questões relacionadas com a economia global. Espero que o encontro ajude a superar os problemas que, em todo o mundo, dificultam a promoção de um desenvolvimento humano autêntico e integral.”

O G-20 inclui os sete países mais industrializados e os países com economias emergentes, como China, Índia, Rússia, África do Sul e países da América Latina: Brasil, México e Argentina.

Durante a cúpula, os líderes vão propor um plano para relançar o crescimento económico. Também se discutirá a necessidade de melhorar o sistema monetário internacional, especialmente o modo de evitar desvalorizações competitivas feito por alguns países, e os preços elevados dos alimentos, entre outros temas.

E também abordarão o estudo de reformas nos organismos internacionais que garantam uma maior participação nas decisões por parte dos países emergentes.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.