Solenidade de Pentecostes: ”O Espírito Santo nos guia às alturas de Deus, afirma Bento XVI

Vaticano, 27 de maio de 2012 – Bento XVI ao presidir a Missa pela Solenidade de Pentecostes afirmou: “o Espírito Santo nos guia até as alturas de Deus, para que possamos viver já nesta terra o germe da vida divina que está em nós”.

O Papa recordou ainda que não ”podemos sermos contemporaneamente egoístas e generosos, seguir a tendência de dominar os outros e provar a alegria do serviço desinteressado”.

Durante sua homilia Bento XVI nos recordou  da figura de São Paulo no que se refere as obras da carne em referência aos pecados de egoísmo e de violência “como inimizade, discórdia, inveja e ciúme; são pensamentos e ações que não fazem viver de modo verdadeiramente humano e cristão, no amor. É uma direção que leva a perda da própria vida”.

O santo padre ainda criticou que com o progresso científico e das técnicas “encontramos o poder de dominar as forças da natureza, de manipular os elementos, de fabricar seres vivos, chegando quase ao próprio ser humano”. Afirma que estamos revivendo a mesma experiência de Babel. ”É verdade, multiplicamos as possibilidades de comunicação, do acesso a informações, de transmissão de noticias, mas paradoxalmente,  ainda com a capacidade de uma compreensão maior nos compreendemos sempre menos?”, questionou.

Dessa forma destaca ainda o Santo padre que: “o Espírito Santo, Espírito da unidade e da verdade, pode continuar a ressoar em nossos corações e nas mentes dos homens e impulsioná-los a se encontrarem e acolherem-se reciprocamente” e conclui: porque Babel é Babel e Pentecostes é Pentecostes. Onde os homens querem fazer-se Deus, somente colocam-se uns contra os outros. Onde, em vez, colocam-se na verdade do Senhor, abrem-se para a ação do Espírito que os sustenta e os une”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=286320

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.